Meus caros amigos leitores, hoje em dia as doenças psicossomaticas estão cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano.Primeiramente quero explicar o que são doenças psicossomaticas, popularmente diz-se que doença psicossomática ou doença psicológica é aquela que não apresenta sintoma orgânico real, ou seja, quando você acha que tem uma doença que não existe. Esta definição, embora comum, é errada. Doenças psicossomáticas são manifestações orgânicas que podem ser causadas ou cujos sintomas podem ser agravados por aspectos psíquicos (mental/emocional).
A cada dia surgem mais e mais evidências de que corpo e alma estão tão estreitamente ligados que aquilo que afeta um, acaba afetando também o outro. Por isso que principalmente no ambiente do trabalho, as pessoas estão mais propensas a adquirir doenças psicossomaticas, principalmente aqueles que trabalham com muita pressão e metas, trabalham com muito barulho, aqueles que não estão satisfeito com o trabalho. que sofrem muito stress.
Ranking
A preocupação em criar um ambiente de trabalho saudável tem razão de ser. No ranking das enfermidades que mais afastam trabalhadores, as psicossomáticas ocupam a segunda colocação, atrás apenas das doenças osteomoleculares, categoria que acolhe as Lesões por Esforço Repetitivo (LER).
Como você pode saber se está sofrendo de algum tipo de doença psicossomática?
- Se considerarmos que todo sintoma orgânico relaciona-se a uma ou mais causas psíquicas, o próprio sintoma é um indício. No entanto, em alguns casos a interferência do psiquismo é mais evidente:
- Doenças infecciosas junto a quadros emocionais, por exemplo, fique atento com gripes sucessivas em um período depressivo. Isto demonstra claramente a queda na imunidade;
- Crises de determinadas doenças imediatamente após brigas, sustos e outros fatos desencadeantes;
- Sintomas orgânicos não justificados por exames clínicos ou laboratoriais: você sente que está doente, mas nenhum médico consegue descobrir o que é e muitas vezes nem acredita em você. Este é o quadro típico da conversão psíquica;
- Doenças que surgem apenas em períodos de crise emocional, stress ou mudanças na vida ou doenças crônicas que pioram sob essas condições;
- Muitas doenças orgânicas e pouca emotividade. É o caso, por exemplo, de pessoas que não conseguem sentir a alegria ou a tristeza em situações em que isso seria esperado, como se tudo fosse neutro.
Fonte:http://www.sismamt.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=488&Itemid=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário