quinta-feira, 27 de maio de 2010

DEUS NÃO É PRECONCEITUOSO


Não podemos colocar Deus em moldes. Nós é que temos que nos moldar ao amor de Deus. Jesus não está preocupado se você usa terno, gravata, jeans, tênis, cabelos azuis, piercings ou tatuagens!

Jesus é amor na sua mais pura essência.
Se você curte um visual alternativo, um skate, um bom e pesado heavy metal, não há problema algum em frequentar a igreja. Jesus te ama como você é e Ele recebe o louvor do seu coração, independente de cor, raça ou estilo.

Se você curte heavy metal, então cante, toque heavy metal para o Senhor!

Ele receberá com toda certeza a sua adoração, desde que seja sincera e de todo o coração. Portanto Jesus chama você do jeito que você é, ele anseia pela sua adoração e não há limites para isso. Adore-o com sua guitarra pesada, com seu vocal gutural, adore-o do jeito que você é, o que vale é a sinceridfade do seu coração!



por PauloSoares & Mônica Soares
dariusastra@hotmail.com
monicabutterflylilas@hotmail.com

Nem todos os cientistas são ateus

Stephen Hawking, responsável por contribuições fundamentais ao estudo dos buracos negros, ocupa a cadeira de Isaac Newton como professor de matemática na Universidade de Cambridge, e é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein. 

Hawking assim se expressava: “Como Deus escolheu o estado inicial ou a configuração do universo? Quais teriam sido as condições limitadoras no começo dos tempos? Uma resposta possível seria dizer que Deus escolheu a configuração inicial do universo por razões que não devemos esperar compreender. Isto certamente seria compatível com um ser onipotente.

A visão bíblica da criação não entra em conflito com a ciência, mas sim com a teoria de um princípio sem um Criador.

Muitos acreditam que os grandes cientistas são ateus, outros acham que ciência e religião não podem coexistir, mas a verdadeira ciência não se afasta de Deus, e também os que confiam no senhor não temem a ciência. Veja esta história.

Certa vez, na França, um senhor de 70 anos viajava de trem, e ao seu lado, um jovem universitário lia o um livro de ciências. 

O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta, que o jovem percebera tratar-se da Bíblia, aberta no Evangelho segundo Marcos. Sem muita cerimônia, o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

- Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.

- É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe seu cartão que eu lhe enviarei material sobre o assunto pelo correio, com a máxima urgência. O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.

Quando o jovem leu o cartão, ficou pálido e saiu cabisbaixo de vergonha.

No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur -Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França.


O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria e o que confiam Nele nunca se abalam.

O texto sobre o trem encontra-se na bibliografia do Dr. Louis Paster.
 
fonte: site  http://marivanoliveira.dihitt.com.br

Assembleia de Deus decide apoiar Dilma Rousseff para a sucessão de Lula


Autor: Julio Severo
Fonte: www.juliosevero.com

Tal qual ocorreu nas duas campanhas eleitorais de Lula em 2002 e 2006, o PT cobiça mais uma vez o apoio das lideranças evangélicas. Esse apoio não vem à toa: os líderes evangélicos dão o cobiçado voto de suas ovelhas encurraladas e em troca recebem favores e concessões.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo:

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi homenageada hoje (5) à noite em um culto da Assembleia de Deus, em São Paulo, pelo deputado federal Hidekazu Takayama (PSC-PR), que lhe manifestou apoio.

Segundo o Yahoo Notícias, “Ela cobriu de elogios a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e seu presidente, José Wellington Costa, num culto em comemoração ao aniversário do líder religioso, diante de uma plateia de 4 mil fiéis, num templo da capital paulista”.

A matéria do Yahoo também destaca que Dilma soube apelar para palavras comuns do vocabulário evangélico:
Dilma abriu o discurso de dez minutos saudando os “queridos irmãos e irmãs”. “Que a paz do Senhor esteja com vocês”, disse, para receber em resposta um uníssono “Amém”. O fecho da fala deu-se com uma citação do Evangelho de João: “Vim para que todos tenham vida em abundância.” Sem timidez, pediu que os fiéis orassem para que a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa “seguir adiante”.

A ministra aproveitou o altar para fazer propaganda dos símbolos do governo Lula, como o Programa Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. “No governo Lula, a santa energia flui mais forte. Faz parte do nosso governo a luta pela dignidade. Tiramos mais de 30 milhões de brasileiros da pobreza”, disse. “O governo Lula defende os valores cristãos e as crenças morais dos brasileiros.

Nas duas campanhas eleitorais de Lula, o discurso evangélico de apoio a ele também promovia a ideia de que Lula defende os valores cristãos e as crenças morais dos brasileiros. Para mais informações, veja o artigo “Lula e os evangélicos” aqui: http://juliosevero.blogspot.com/2006/04/lula-e-os-evanglicos.html

O Yahoo então prossegue:
Apesar de Dilma não ser religiosa, esse foi seu segundo encontro com os neopentecostais em pouco mais de um mês. Em 3 de setembro, em Brasília, ela recebeu de líderes dessas igrejas uma bênção e foi convidada a participar da Marcha para Jesus, em São Paulo, em novembro. Possível adversária de Dilma nas urnas em 2010, a senadora Marina Silva (PV) é ligada à Assembleia de Deus.

A peregrinação da ministra já passou também pela Igreja Católica. Em março, ela veio à capital paulista para assistir à missa do padre Marcelo Rossi para mais de 20 mil pessoas. Em junho, discursou em celebração do grupo católico Canção Nova.

Ontem, a provável candidata do PT à Presidência falou diante de líderes da Assembleia de Deus de pelo menos seis Estados brasileiros. A fala que mais empolgou a ministra foi a do deputado federal e pastor evangélico Hidekazu Takayama (PSC). Partiu de dele a mais clara defesa da candidatura da ministra. “Em suas mãos está o destino do nosso País”, disse o deputado. “Estaremos orando porque o seu sucesso será o sucesso do nosso Brasil.” Ele recomendou que, diante de dificuldades, Dilma consulte a Bíblia. Ela assentiu com a cabeça e sorriu.

Evangélico, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) prestigiou o culto sentado próximo à ministra. Os dois se cumprimentaram com beijinhos aos se verem. Após a cerimônia, Garotinho disse apoiar a candidatura à Presidência de Dilma e preparar o palanque dela no Rio. Para o ex-governador, a aprovação dos evangélicos ao nome da ministra tem origem no carinho da comunidade por Lula. “Se os evangélicos apoiarão Dilma, só o tempo dirá.”

Temo que o povo hoje que se chama pelo nome do Senhor não seja muito diferente do povo do Israel do Antigo Testamento, cujos líderes religiosos também mantinham uma relação promíscua com um Estado contrário a Deus. O rei Acabe, por exemplo, dava o que eles queriam, e eles lhe davam o que ele queria, e o Estado prosseguia tranquilamente na sua promoção do culto de Baal, que envolvia o sacrifício de bebês recém nascidos e a prostituição homossexual.

O culto a Baal pode estar enterrado num passado muito distante, mas o socialismo tem trazido para o Brasil, com a benção de líderes católicos e evangélicos, a ressurreição do sacrifício de bebês — sob a máscara dos direitos reprodutivos do aborto — e a prostituição homossexual — sob a máscara dos direitos humanos do homossexualismo.

O único que conseguia confrontar o Estado decadente de Israel era o profeta Elias, que não tinha interesse nos favores e concessões do governo e dos governantes. Seu interesse era o governo de Deus e fazer a vontade de Deus.

Onde estão os Elias de Deus para a nossa geração?


O mundo dá voltas: por que executivos estão voltando cada vez mais para o Brasil?

18/05/2010 - 13h33

SÃO PAULO – Os executivos que optaram por seguir carreira no exterior estão voltando para o Brasil. Isso em vista da lenta retomada de crescimento econômico lá fora e dos graduais esforços em torno da resolução dos deficits crônicos impostos pela crise nos países mais desenvolvidos.

Um levantamento realizado pela consultoria Fesa revelou que Estados Unidos e Europa já não pesam mais na escolha dos profissionais brasileiros. Os currículos enviados para a consultoria por executivos no exterior que buscam o regresso para o Brasil aumentaram em média 20% entre 2008 e 2009.

De acordo com a Fesa, essa média se manterá forte em 2010. Do ano passado para cá, 50% dos currículos são de profissionais brasileiros oriundos dos EUA, 35% da Europa, 10% da América Latina e Central e 5% da Ásia. São cerca de 50 currículos recebidos por mês pela empresa. Todos são executivos que buscam por novos desafios no país de origem.

Há tempos...

Na avaliação do sócio da Fesa, Gino Oyamada, o Brasil passou por um período de baixo crescimento em comparação com o resto do mundo. Esse contexto deu margem aos executivos para buscarem oportunidades no exterior.

Os EUA, por sua vez, acabaram sendo o destino natural desses profissionais. Uma vez que as grandes multinacionais instaladas na América do Sul são originárias de lá, houve uma atenuada migração.

“Essa ida para o exterior é normal, já que os profissionais buscam por aprimoramentos educacionais e acadêmicos”, explica.

Reviravolta no globo

Diante de um patamar elevado em que o Brasil se encontra, os executivos passaram a observar a projeção nacional do ponto de vista econômico. “Estamos falando de executivos de outras nacionalidades também querendo disputar o nosso mercado de trabalho”, diz Oyamada.

O Brasil, ao longo dos últimos cinco anos, apresentou remunerações competitivas. Entretanto, o País ainda é carente em termos de mão-de-obra qualificada. Para o consultor, o baixo número de profissionais com expertise faz os salários dispararem.

“Hoje, a grosso modo, o salário no Brasil, no topo da pirâmide social, gira em torno de 35 vezes a base da plataforma. Não estou contando o bônus”.

De acordo com Oyamada, em economias internacionais, como no Japão, por exemplo, esse número gira em torno de cinco a sete vezes. Na Europa, de nove a 12 vezes e, nos EUA, de 20 vezes.

Chefe, cadê o meu bônus?

Fora das terras brasileiras, os bônus pagos diminuíram por conta do desempenho das grandes organizações durante a crise. Na indústria, de forma geral, os incrementos são tímidos, já que estão em fase de recuperação.

O consultor sustenta que, no Brasil, em 2010, as expectativas de retorno de bônus serão realidade. “Neutralizamos o problema [bônus] em 2009. Para esse ano, o resultado tende a ser mais expressivo. Os bônus voltarão mais rapidamente do que em outros lugares”.

Retorno de sucesso

Em seu regresso, o profissional, explica Oyamada, tem uma gama de opções para novos desafios. “Existe uma diversidade de demandas. A economia como um todo está aquecida, porém algumas áreas em particular estão mais”.

O consultor refere-se à área de infraestrutura. Tida como o segmento de sucesso por Oyamada, essa fatia demanda desde um gerente de projeto até funções técnicas de engenharia para suas posições.

Por sua vez, a cadeia inteira do petróleo, com as movimentações em torno de fusões e aquisições, demanda profissionais com expertises em avaliação de projetos.

“Existe uma continuidade nas regressões para o Brasil. Esse desejo explícito de volta irá se intensificar com o  passar dos anos”, finaliza o consultor.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fazenda desonerará tributos para estádios da Copa-2014

Agência Estado

O Ministério da Fazenda anunciou hoje, por meio de nota, que vai desonerar a construção e reforma dos estádios que irão sediar os jogos da Copa do Mundo em 2014. O governo irá retirar a cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Imposto de Importação (II).

A decisão, diz a nota, será viabilizada por projeto de lei ou Medida Provisória. O ministério da Fazenda lembra que, com base no convênio ICMS/108, de setembro de 2008, as 12 cidades que sediarão os jogos já podem conceder isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações com mercadorias e bens destinados à construção, ampliação, reforma ou modernização de estádios para a Copa do Mundo. A nota explica que a isenção de ICMS na importação só ocorrerá se o bem não possuir similar nacional.

Cinema africano volta a competir em Cannes depois de 13 anos

France Presse
Publicação: 16/05/2010 14:45

  A tragédia chadiana, o primeiro filme africano em competição nos últimos 13 anos em Cannes, foi a atração do festival neste domingo.

"Um homem que grita", de Mahamat-Saleh Haroun, que deve seu título ao poeta martinicano Aimé Cesaire - "um homem que grita não é um urso de dança" - resume a essência da tragédia do Chade e sua guerra civil através de uma pequena e estranha história familiar.

Um charmoso sexagenário, ex-campeão pan-africano de natação e seu filho são os encarregados de uma psicina de um luxuoso hotel de Yamena, a capital. Com a mudança dos donos e a conseguinte redução de pessoal, apenas o filho conserva o trabalho.

Em plena guerra civil, o governo impõe sacrifícios ao povo ou recruta os jovens à força. Para o pai desempregado, a segunda opção é uma esperança de recuperar seu emprego.

"Um homem que grita" avança serena e paulatinamente para surpresas dramáticas, como a namorada grávida do filho, a redenção tardia do pai que delatou seu filho e tenta resgatá-lo de qualquer jeito, em meio a uma situação social que se torna insuportável.

A proposta do diretor chadiano contrasta por sua simplicidade com a suntuosiade de "A princesa de Montpensier", do francês Bertrand Tavernier, que há 20 anos não era selecionado para Cannes.

Ao estilo de seus adorados cineastas clássicos de Hollywood, Tavernier, de 69 anos, parte do conto escrito por Madame de Lafayette e faz um filme de capa e espada durante a guerra sangrenta entre católicos e huguenotes, articulada em torno da vida pessoal e sentimental da princesa do título e dos homens apaixonados por ela.

O cineasta francês se esforça para dar um ar moderno a seus personagens, reconstroi com detalhe essa época pouco tratada no cinema, mas sua ligação profissional com o diretor-geral do festival - ambos dirigem o Instituto Lumière de Lyon - e acolhida pouco entusiasmada da crítica francesa não tornam as coisas fáceis para seu filme.

Na seção "Um certo olhar", foram apresenados "Chatroom", "O outro mundo" e "R U there", três filmes que falam sobre a internet e os videogames e fazem uma sondagem das ligações cada vez mais perigosoas entre os adolescentes e o mundo virtual.
 
Fonte: site Correio Braziliense

Bem-estar: principal preocupação brasileira

Pesquisa da ONU aponta ainda, entre valores relevantes para a população, o interesse pela natureza e pela humanidade. Para 90% dos entrevistados, violência está aumentando

Rio - Uma  pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud) — órgão da ONU — mostra que o principal valor para o brasileiro é o bem-estar do próximo. O bem-estar da natureza e da humanidade ficou em segundo lugar, enquanto a estabilidade social ficou em terceiro. O trabalho foi realizado em parceria do Instituto Paulo Montenegro/Ibope com a Universidade Mackenzie, com 4.017 entrevistados.

A pesquisa também revelou que o brasileiro busca antes a tradição ao prazer. A violência é a principal angústia para a maioria: pior, 90,1% têm a percepção de que ela vem crescendo no País. Além do percentual bastante expressivo, o que chama a atenção é que, para 23% dos entrevistados, não é a violência praticada pelos bandidos que mais incomoda, mas a vivenciada dentro de casa.

O interesse pelo poder aparece em último lugar numa lista de dez itens onde os brasileiros mostram como se veem, e não necessariamente como estão agindo. Para a maioria dos pesquisados, a família é quem tem a responsabilidade de ensinar esses valores. A escola aparece em segundo lugar como responsável por esse papel.

Para analistas, o estudo desmente o estereótipo de um brasileiro que busca constantemente o prazer. Porque na escala de valores, este item ocupa apenas a sexta posição, abaixo da autonomia e da tradição.

De acordo com o economista sênior do Pnud, Flávio Comim, a surpresa foi a importância que os brasileiros dão à estabilidade, que ficou em terceiro lugar. “É um elemento novo, diferente do que é constatado em trabalhos semelhantes de outros locais”, disse Comim.

A relevância dada pelo brasileiro à estabilidade pode ter duas explicações, segundo o economista. “Pode ser reflexo da memória ainda presente do período de hiperinflação vivido no País ou porque os brasileiros procuram estabilidade para compensar fatores, como o receio da violência”, analisa.

Também há diferenças sensíveis entre os moradores das cinco regiões. O nordestino é o mais determinado, conformado e o que mais busca segurança. Os brasileiros mais ligados em prazer moram nas regiões Norte e Centro-Oeste. Os mais solidários estão no Sudeste, e os mais estimulados, na região Sul do País.

fonte. O Dia online

Hepatites. Tipos e forma de contaminação.

Posted: 25 May 2010 08:05 PM PDT
Hepatites. Tipos e forma de contaminação.

No dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Hepatite, fiquei sabendo dessa data por meio de e-mail do @inconformado que solicitou que participasse da campanha. Só fiquei sabendo no dia 21 de maio e por isso não pude participar e divulgar os atos que seriam feitos naquele dia.

Mas essa doença é muito perigosa e é sempre bom tomarmos conhecimento sobre os tipos e maneiras de contaminação. Só no Brasil, por exemplo, estima-se que 3,7 milhões de pessoas sofram da doença sem saber, o que é natural se considerarmos que seus sintomas costumam ser silenciosos e imperceptíveis. O problema é que isso leva a um diagnóstico tardio, que pode ter conseqüências mais graves à saúde.

Existem vários tipos de hepatites e cada tipo tem uma causa ou forma de contaminação.

- Hepatite Vira A – Via fecal-oral. Nesse tipo de contaminação as fezes de pacientes contaminam a água de consumo e os alimentos quando não há instalações sanitárias adequadas.

- Hepatite Viral B – A contaminação ocorre nas relações sexuais e na injeção de drogas ilícitas. A mulher pode contaminar o filho na hora do parto.

- Hepatite Viral C – A contaminação se dá na transfusão de sangue e derivados, a injeção de drogas ilícitas, no contato desprotegido com sangue ou secreções contaminadas.

- Hepatite Viral D – A contaminação só ocorre em pessoas que já estejam contaminadas pelo vírus da hepatite B e ocorre na mesma forma da hepatite B.

- Hepatite Viral E – A contaminação é igual à hepatite A e ocorre em regiões subdesenvolvidas, principalmente após temporadas de enchentes.

De forma geral, a hepatite A costuma ter evolução benigna, não deixando seqüelas.

A hepatite B torna-se crônica em até 5% dos casos e a hepatite C em mais de 80%.

Dos indivíduos com hepatite B crônica, 25 a 40% evoluem para cirrose e/ou câncer de fígado, enquanto que na hepatite crônica C, isso ocorre em cerca de 20%.

A hepatite D piora a evolução da hepatite B por estar associado a formas fatais.

A hepatite E é geralmente benigna, exceto nas gestantes, nas quais há maior risco de formas graves levando a óbito materno e fetal.

A hepatite alcoólica, assim como as medicamentosas e autoimunes, pode evoluir para cronicidade e cirrose se a exposição ao agente causador persistir.

Saiba mais sobre essa doença no site Portal da Hepatite, no CriaSaúde e na Wikipedia, fonte do texto acima.

JOGO DA SELEÇÃO NO IRAQUE Nada de culto, só futebol

Crianças batendo uma bola no Iraque. Fonte: Portas Abertas
Crianças batendo uma bola no Iraque. Fonte: Portas Abertas
Ontem (14/07) o caderno de Esportes da Folha de S. Paulo trouxe uma notinha no rodapé sobre um jogo da seleção do Iraque, disputado contra a seleção da Palestina na cidade de Bagdá. A nota não informa a data do jogo. Najeh Ihmoud, apresentado pela Folha como cartola da federação de futebol local, disse: “A mensagem é clara: a torcida mostrou que Bagdá é segura”.
No entanto, na mesma cidade, neste fim de semana, seis igrejas sofreram atentados a bomba em menos de 24 horas (leia mais).
Sem questionar a afirmação do cartola iraquiano, e menos ainda a situação política do Iraque, a condição dos cristãos ali ainda é preocupante. O país é a 16ª nação mais perigosa para se viver como cristão.
Devemos orar para que nossos irmãos tenham liberdade e segurança para realizarem seus cultos, assim como outros têm segurança para bater uma bola.

Daniela Nogueira (pseudônimo)
Redatora

A difícil tarefa da tradução da Bíblia


visão_2025
Sempre fui um apaixonado pelas letras. Devoro livro atrás de livro desde pequeno e já não faço a menor ideia de quantos li em toda minha vida. Em 2002, quando recebi a Cristo, tive a convicção do Senhor de que deveria correr atrás de um alvo em minha vida: a tradução da Bíblia.
Muitos milagres aconteceram ao longo dos anos e, hoje, sou mestre em Letras e minha linha de pesquisa é sobre a tradução da Bíblia. Estou me preparando para, daqui a alguns anos, ir ao campo e ainda há muito que ser feito em minha vida até que isso aconteça.
A tradução da Bíblia é um processo longo e árduo, que leva muitos anos. Às vezes, as traduções podem levar até décadas. Mas a necessidade é muito grande. Segundo a organização Wycliffe International, uma das maiores na área, das 6.909 línguas que existem no mundo, um total de 2.251 não possuem nenhuma porção das Escrituras e apenas 451 possuem a Bíblia inteira traduzida.
A meta da organização é conseguir pelo menos mais 3.000 linguístas/tradutores para realizar a tradução dessas línguas até 2025 (Visão 2025).
A Portas Abertas também está envolvida nessa área e trabalha em parceria com algumas organizações para realizar a tradução da Bíblia em alguns países da Ásia Central e também no Vietnã. Também produzimos novas versões de traduções já existentes, como a Bíblia de jovens em chinês ou Bíblias infantis na língua árabe.
Temos que orar para que Deus envie mais obreiros para o campo e para que as traduções possam ser realizadas rápida e facilmente.
Temos que contribuir para o sustento da obra, que exige dedicação total dos tradutores.
Temos que responder “Sim!”, se Deus nos chamar.
Vai encarar o desafio?
Homero Schwammlein
Tradutor

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ilha Fiscal - História e lazer em meio à Baía de Guanabara

Ilha Fiscal 00.jpg
A Ilha Fiscal fica na Baía de Guanabara, junto às instalações do estaleiro da Marinha do Brasil e fronteira ao centro histórico da Cidade do Rio de Janeiro, em frente à Av. Presidente Vargas e à Igreja da Candelária, próximo ao Paço Imperial da Praça XV.
Ilha Fiscal 01.jpg
Na verdade trata-se de um complexo, o Espaço Cultural da Marinha, construído no antigo cais da Alfândega do Rio de Janeiro, sobre área aterrada na segunda metade do século XIX.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha 01.jpg

O passeio à Ilha Fiscal tem início nas instalações deste Espaço Cultural da Marinha do Brasil, partindo de seu cais pela escuna Nogueira da Gama. Mas a visita à Ilha Fiscal não se resume exclusivamente a ela e por isso mesmo é um passeio de uma tarde inteira bastante interessante e altamente recomendável tanto para o turista que visita a cidade quanto para quem mora nela.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha 08.jpg
Antes de ir à Ilha Fiscal , que se alcança numa visita guiada depois de uma bela e curta travessia na escuna Nogueira da Gama você pode visitar o Navio-museu Bauru e o Submarino-museu Riachuelo, abertos a visitação das 12h às 16h. Construído em 1973, na Inglaterra, o Submarino Riachuelo foi lançado ao mar em 6 de setembro de 1975, e incorporado à Armada brasileira em 27 de janeiro de 1977. Após 20 anos de operatividade, foi desincorporado do Serviço Ativo da Armada.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha 03.jpg
Além disso, a belíssima Galeota D. João VI, uma curiosa embarcação a remo construída em 1808 e utilizada pela família real portuguesa e brasileira em seus deslocamentos pela baía da Guanabara, é exemplar único na América.
Ilha Fiscal Galeota 02.jpg
A galeota, com 24 metros de comprimento para 11 remadores em cada bordo, levando na popa uma cabine forrada de veludo para a família Imperial, totalmente reformada, foi construída em Salvador, em 1808, por ocasião da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil e trazida para o Rio em 1809, tendo sido usada até os primeiros governos republicanos para deslocamentos pela baía de Guanabara. Esse modelo não tem similares em toda a América.
Ilha Fiscal Galeota 03.jpg
No mesmo lugar onde está a galeota há uma interessante e pequena exposição denominada “História da Navegação”, que conta a evolução da arte de navegar retratada desde os meios mais primitivos, as canoas, até os gigantescos e modernos petroleiros, com destaque para instrumentos e técnicas dos navegadores portugueses do período da Expansão Marítima e a presença do Brasil na Antártida. 

Ilha Fiscal Laurindo Pita 01.jpg
Nesta viagem no tempo, o Centro Cultural da Marinha apresenta uma grande quantidade de astrolábios, quadrantes, bússolas primitivas e outros instrumentos de navegação usados no passado; mapas e globos terrestres desenhados ainda sem o continente americano, com base na concepção do mundo de antes das descobertas.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha 11.jpg
A história da evolução das velas é ilustrada com modelos da vela quadrada, usada pelos europeus, e das velas triangulares, batizadas depois de latinas, inventadas pelos árabes e posteriormente utilizadas por espanhóis e portugueses para vencer os ventos contrários nas grandes descobertas.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha Canho 01.jpg
O setor dedicado aos naufrágios é um dos mais interessantes. Porcelanas, moedas, utensílios de cozinha e mesa, além de santos e cruzes de bolso, fazem parte do que foi recuperado de alguns naufrágios na costa brasileira.
Ilha Fiscal canho 01.jpg
As miniaturas das caravelas e galeões são um capítulo à parte. Uma delas reproduz com exatidão as peças de artilharia dos navios holandeses que lutaram nos mares do Brasil nos séculos XVI e XVII.
Ilha Fiscal   Bauru.jpg
A história da navegação é contada por meio de maquetes desde os tempos em que troncos faziam o papel de canoas. Um passeio pelas diversas regiões do País mostra os pratos típicos de cada lugar: os regatões do Amazonas, os batelões da Lagoa dos Patos e as jangadas do Nordeste.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha 10.jpg
A grande atração, porém, está atracada no lado de fora: o contra-torpedeiro Bauru, aposentado da Marinha do Brasil, faz a viagem no tempo passar pela Segunda Guerra Mundial, onde serviu na Força Naval do Nordeste.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha 07.jpg
Ele ainda recebe a companhia do submarino Amazonas e do rebocador Laurindo Pitta. O rebocador faz a ligação entre o Centro Cultural e a Ilha Fiscal - a antiga sede da Alfândega, um dos raros prédios góticos do Rio, que foi cenário do último baile do Império.
Ilha Fiscal - Bauru 2.jpg
Um dos passeios também bastante recodemndável é o do rebocador Laurindo Pita - único remanescente da 1ª Guerra Mundial, que sai do cais do Espaço Cultural da Marinha e faz um pequeno passeio pela Baía de Guanabara, passando pelo Arsenal de Marinha, pela Ilha Fiscal, pela Bahia de Guanabara até próximo ao Pão de Açúcar e pela bahia de Niterói, com bela vista daquela cidade, de Icaraí e do Museu Niemeyer.
Ilha Fiscal Espao Cultural da marinha 001.jpg
Ilha Fiscal
O prédio, que ocupa 1.000 metros quadrados da ilha, foi projetado em 1881, em estilo neo-gótico, pelo engenheiro Adolfo del Vecchio e foi inaugurado em 27 de abril de 1889. O gracioso palácio foi destinado para quartel da guarda de fiscalização do porto e tornou-se famoso por ter abrigado, no Império o último baile da Corte, organizado pelo Visconde de Ouro Preto...
Ilha Fiscal 02.jpg
... em homenagem à guarnição do encouraçado chileno "Almirante Cochrane", em 9 de novembro de 1889. No palacete podem ser admiradas obras de cantaria artística em granito fluminense, móveis de jacarandá e ébano, forrados em couro de Córdoba, o parquet do piso, o relógio central montado pela Krussman & Co., e o maior brasão do Império, este também executado em granito fluminense. Tudo em perfeito estado de conservação.
Ilha Fiscal 03.jpg
Optou-se pela construção de um pequeno castelo em estilo gótico-provençal, inspirado nas concepções do Arquiteto francês Violet-le-Duc , com projeto de autoria de Adolpho José Del Vecchio - então Engenheiro-Diretor de Obras do Ministério da Fazenda -, onde se destacavam as agulhas e as ameias medievais a adornar a silhueta da edificação.
Ilha Fiscal 05.jpg
O projeto de Del Vecchio foi contemplado com a Medalha de Ouro na exposição da Academia Imperial de Belas Artes, tendo apresentado a seguinte argumentação: "A construção planejada, tendo de ser levantada isoladamente em uma ilha, projetando-se sobre um fundo formado pela caprichosa Serra dos Órgãos, encimada por vasto horizonte, e de frente para a entrada da baía, devia causar impressão agradável aos que penetrassem no porto, suficientemente elevada para que pudesse facilmente ser vista de qualquer ponto entre a mastreação dos navios, e prestar-se ao mesmo tempo à fiscalização do ancoradouro."
Ilha Fiscal 06.jpg
Primitivamente denominada como ilha dos Ratos , o seu atual nome é porque ali funcionou o posto da Guarda Fiscal, que atendia o porto da então Capital, no século XIX, sendo que ela ficou mesmo famosa na história por ter abrigado o famoso Baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império antes da proclamação da República, em Novembro de 1889.
Ilha Fiscal 08.jpg
A decisão da construção da edificação, assim como do seu estilo arquitetônico foram do Imperador D. Pedro II, tendo em conta não denegrir a beleza da paisagem da Serra do Mar. À época, o Imperador referia-se ao local como: "A ilha é um delicado estojo, digno de uma brilhante jóia".
Ilha Fiscal 06.jpg
No século XIX, o Conselheiro José Antônio Saraiva do Ministério da Fazenda, recomendou a construção de um posto alfandegário para o controle das mercadorias importadas e exportadas pelo porto do Rio de Janeiro...
Ilha Fiscal 02 _2.jpg
... naquela época a Capital do Império. A posição da ilha era bastante adequada para a instalação dos inspetores da Alfândega, devido à proximidade dos pontos de ancoragem das embarcações para carga e descarga, sendo o transporte delas executado por pequenas embarcações.
Ilha Fiscal 09.jpg
O famoso baile da Ilha Fiscal , foi um evento em homenagem à tripulação do couraçado chileno Almirante Cochrane, para cerca 5 mil convidados. Com essa recepção, o Império reforçava os laços de amizade com o Chile, bem como tentava reerguer o prestígio da Monarquia, bastante abalado pela propaganda republicana. A maior festa até então realizada no Brasil ocorreu pouco após a inauguração da ilha.
Ilha Fiscal 10.jpg
Falou-se muito da música (valsa e polca), e do cardápio (uma imensa quantidade de garrafas de vinho e comidas exóticas) dessa festa. O comportamento dos participantes foi largamente explorado (a imprensa da época - sec. XIX – noticiou que peças íntimas foram encontradas na ilha depois da festa), curiosidades que ainda atraem historiadores hoje. O luxo e as extravagâncias com que se apresentaram os convidados geraram todo tipo de comentários.
Ilha Fiscal 11.jpg
A república foi proclamada seis dias depois do baile, e o imperador embarcou no mesmo Cais Pharoux de onde partiam os ferry-boats para levar os convidados para o baile, hoje conhecido como Praça Quinze, onde recentemente recuperaram-se as escadarias utilizadas para o embarque para a Ilha.
Ilha Fiscal 12.jpg
Em 2006, a Marinha organizou um projeto com o propósito de montar uma iluminação de verão para a Ilha Fiscal, e graças à parceria com a BR Distribuidora, a Marinha presenteou a Cidade do Rio de Janeiro com a beleza da construção do engenheiro Del Vecchio em sofisticada iluminação.
Ilha Fiscal 17.jpg
Endereço do Espaço Cultural da Marinha
Av. Alfredo Agache, no final da Praça Quinze - Centro
Tel: (21) 2233-9165 (para informar-se dos horários de visitação)
Recomendo chegar por volta das 10 da manhã.
Assim você poderá estacionar no pequeno espaçono interior do Espaço Cultural,
comprar os tickets para visitação à Ilha Fiscal e/ou para opasseio no Laurindo Pita e visitar as dependências do espaço.

Conheça alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro



Saiba onde se divertir em diferentes lugares da cidade e do Estado
Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro
Cidade Maravilhosa oferece várias opções de lazer
O Rio de Janeiro tem várias opções de lazer tanto na capital quanto no Estado. Moradores e turistas podem se divertir principalmente em praias. Já a região serrana, por exemplo, é uma boa escolha para quem procura contato com a natureza e esportes de aventura. Preparamos um roteiro com os locais considerados mais interessantes. Aproveite! Centro Cultural Banco do Brasil
Inaugurado em 1989, possui biblioteca com cerca de 140 mil volumes sobre assuntos gerais, economia e coleções de períodicos. Tem ainda três teatros, quatro cabines de vídeo, um cinema, dois auditórios utilizados para cursos, palestras e seminários, várias salas de exposição e, ainda, um salão de chá, um restaurante e uma bomboniére. Funciona na rua Primeiro de Março 66, Centro da capital, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Os telefones para informações são (0xx21) 3808-2020 / 3808-2101.
Chácara Tropical
Instalada numa área de 3.000 metros quadrados, a Chácara Tropical, no Itanhangá, zona oeste do Rio, possui três grandes áreas de plantação com uma grande variedade de arbustos, palmeiras, orquídeas, bromélias e mudas de forração. O Tropical Bonsai possui dezenas de exemplares com mais de 50 anos e uma linha completa dos itens necessários à prática do bonsaismo. O funcionamento é de terça-feira à sábado, das 8h30 às 17h30; e domingos e feriados, das 9h às 13h30. Os telefones para contato são (0xx21) 2493-0394 / 2495-8065 / 2495-8066 / 2495-3545.
Corcovado
É um dos principais pontos turísticos do Rio, situado no Parque Nacional da Tijuca, com 710 metros de altura, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. O acesso de trem pela Estrada de Ferro custa R$ 36 (ida e volta) e acontece todos os dias, entre 8h30 e 18h30. O telefone para informações é (0xx21) 2558-1329.
Floresta da Tijuca
A floresta foi replantada e conservada e, aos poucos, criou-se ali um verdadeiro parque urbano com recantos, trilhas, cascatas e mirantes. Fica no Parque Nacional da Tijuca, Alto da Boa Vista. A entrada é pela praça Afonso Viseu, entre 8h e 17h. Os telefones para informações são (0xx21) 2492-2253 / 2492-5407 / 2492-5407.
Forte de Copacabana
Inaugurado em 1914, foi construído com o intuito de reforçar a defesa da Baía de Guanabara. A casamata conserva as características originais, com suas muralhas de 12 metros de espessura voltadas para o mar e armamento da fábrica Krupp. O funcionamento é de terça-feira a domingo, entre 10h e 17h. Os telefones para informações são (0xx21) 2521-1032 / 2287-3781 / 2522-4460.
Ilha de Paquetá
Localizada no coração da Baía de Guanabara, a ilha é considerada zona turística em sua totalidade. Paquetá possui pequenas e graciosas praias. O acesso é feito de barca, na praça 15, no Centro do Rio. O trajeto dura cerca de uma hora. Mais informações pelo telefone 0800-704-4113.
Ilha Fiscal
O prédio que ocupa mil metros quadrados da ilha foi projetado em 1881, em estilo neo-gótico, pelo engenheiro Adolfo del Vecchio e inaugurado em 27 de abril de 1889. O transporte é feito a bordo da escuna da Marinha Nogueira da Gama, de quinta-feira a domingo, 13h, 14h30 e 16h. Os telefones para informações são (0xx21) 2104-6992 / 2233-9165.
Jardim Botânico
Criado em 13 de junho de 1808 por D. João VI, príncipe regente na época, o Jardim Botânico, na zona sul do Rio,  é considerado um dos mais importantes do mundo. Reconhecido como Museu Vivo, reúne mais de oito mil espécies vegetais. Funciona diariamente entre 8h e 18h. A entrada custa R$ 7. Menores de sete anos de idade e maiores de 60 não pagam. O telefones para informações são (0xx21) 3874-1808 / 1214.
Jardim Zoológico
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves, a Fundação Rio Zoo possui um dos maiores plantéis de mamíferos brasileiros. Fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O telefone para informações é (0xx21) 3878-4200.
Memorial Getúlio Vargas
A exposição permanente sobre o ex-presidente dá ênfase à passagem dele pela cidade do Rio de Janeiro. Fica na praça Luís de Camões, na Glória, zona sul. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita. Mais informações pelos telefones (0xx21) 2557-9444 / 2245-7577.
Mosteiro de São Bento
Sua origem remonta aos meados do século 17. A construção foi concluída em 1641. São realizadas visitas monitoradas de segunda a sábado, das 9h às 16h, apresentando os estilos artísticos e também a história. As visitas duram cerca de 30 minutos. Fica na rua Dom Gerardo 68, Centro. O telefone para informações é (0xx21) 2516-2286.
Museu de Arte Moderna
Sua construção representa um marco da arquitetura, resultado dos traços do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. Fica na avenida Infante Dom Henrique 85, Centro. O funcionamento é de terça-feira à sexta-feira, das 12h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Mais informações pelos telefones (0xx21) 2240-4944 / 2240-4899.
Museu Nacional
Criado por Dom João VI em 1818 com o nome de Museu Real, é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e de antropologia da América Latina. Seu acervo reúne cerca de 20 milhões de itens. Localizado na Quinta da Boa Vista, funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. Mais informações pelo telefone (0xx21) 2562-6042.
Pão de Açucar
O Morro da Urca é alcançado através do primeiro trecho do teleférico que sai da Praia Vermelha, percorrendo uma distância de 575 metros até a altura de 220 metros acima do nível do mar, de onde se tem uma belíssima vista de Botafogo e da Baía de Guanabara. Já o penhasco chamado Pão de Açúcar é terminal da viagem de 750 metros, alcançando uma altura de 396 metros. Funciona todos os dias das 8h às 19h50. O preço do passeio completo para adultos é R$ 44. Crianças, idosos e deficientes têm descontos. Mais informações pelos telefones (0xx21) 2461-2700 / 2546-8400.
Planetário da Gávea / Museu do Universo
O espaço abriga equipamentos tecnológicos que permitem visualizar imagens do Sol registradas em tempo real, descobrir seu peso em outros planetas e conferir um mapa da Via Láctea. O museu apresenta a exposições permanente e temporária. Fica na rua Vice-Governador Rubens Berardo 100, Gávea, zona sul. O ingresso custa cerca de R$ 15. Para mais informações, (0xx21) 2274-0046.
Petrópolis
Entre as atrações da cidade da região serrana estão o Museu Casa de Santos Dumont, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Casa da Princesa Isabel e Palácio Quitandinha. Mais informações pelo site http://www.petropolis.rj.gov.br/
Teresópolis
A cidade da região serrana oferece atrações como a tradicional feirinha de artesanato, a Granja Comary, onde fica a concentração da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no qual se pode praticar alpinismo e caminhadas, além do Mirante do Soberbo, de onde se tem uma bela vista do Dedo de Deus. Mais informações pelo site http://www.tere.com.br/
Nova Friburgo (Mury, Lumiar e São Pedro da Serra)
O município na região serrana é o maior polo de moda íntima do Brasil. Entre os principais pontos turísticos estão o teleférico e a cachoeira Véu da Noiva. A gastronomia também é um ponto forte. No distrito de Lumiar pode-se praticar esportes radicais como rafting, rapel e cachoeirismo. Mais informações pelo site http://guianovafriburgo.com/
Itatiaia (Penedo, Visconde de Mauá, Maringá, Maromba)
É o paraíso do ecoturismo com diversas cachoeiras, poços, montanhas, mirantes e trilhas. A gastronomia é voltada para a influência europeia, assim como a arquitetura. Em Penedo duas das atrações são a Casa do Papai Noel e as fábricas de chocolate. Mais informações pelo site http://www.itatiaia.rj.gov.br/
Angra dos Reis (Ilha Grande)
A cidade no litoral sul fluminense possui 365 ilhas. A Ilha Grande é a principal delas, com muitas opções de lazer, turismo e esportes radicais. Os passeios de barco e mergulhos são indispensáveis para descobrir todas as belezas do local. Mais informações pelo site http://www.angra.rj.gov.br/asp/index.asp
Paraty (Trindade)
Considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos do Brasil, a cidade é famosa por seu Centro Histórico. As belas praias e cachoeiras atraem milhares de turistas todos os anos. Entre as atividades mais realizadas estão passeios de barco, mergulho e trilhas que levam a várias cachoeiras. Mais informações pelo site http://www.pmparaty.rj.gov.br/index.php

Fonte R7

Rodoviários suspendem a greve no Rio de Janeiro

Categoria iniciou paralisação por volta da meia-noite desta segunda-feira

O Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro decidiu em assembleia no início da noite desta segunda-feira (24) suspender a greve iniciada à meia-noite do mesmo dia
O vice-presidente da entidade, Oswaldo Garcia, afirmou que a categoria resolveu terminar o movimento por causa da determinação da Justiça do Trabalho de cobrar explicações dos rodoviários em um prazo de 72 horas sob pena de aplicar uma multa diária de R$ 10 mil. Ele afirmou, no entanto, que, como a Justiça também estipulou que seja feito um acordo em sete dias, se dentro deste prazo, as empresas não atenderem às reinvidicações da categoria, os motoristas farão nova assembleia e poderão entrar em greve de novo.
Segundo Oswaldo, a adesão foi de cerca de 80% dos rodoviários no início da manhã. cerca de 60% ao meio-dia e, no final da tarde, o movimento atingia 50% dos funcionários.
Os rodoviários querem reajuste salarial de 15%, vale alimentação de R$ 150 e o fim da dupla função em que motoristas trabalham como cobradores.
Para a Rio Ônibus (Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro), a greve teve pouca adesão e só foi aderida por sete das 47 empresas que servem à capital fluminense.
Segundo o sindicato das empresas, a paralisação se concentrou em áreas específicas como a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na zona oeste e parte da zona norte. De acordo com a entidade, 15 empresas trabalharam com 100% da frota já pela manhã. Algumas companhias que não se aliaram aos grevistas tiveram os coletivos depredados.
 Por conta da greve dos rodoviários, concessionárias que administram os trens e os metrôs reforçaram a frota para atender a demanda. O metrô, por exemplo, informou ter registrado um aumento de 7% no número de passageiros nesta segunda-feira em razão da paralisação.

fonte. R7

Filmes inéditos da Catalunha no Rio de Janeiro. Vale a pena!


 
Pela primeira vez no Brasil, uma mostra é dedicada ao cinema produzido na região da Catalunha, Espanha. A Mostra Cinema Catalão, patrocinada pela Caixa Econômica Federal,  acontece na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 01 a 06 de junho e apresenta 15 filmes de diversos diretores – desde veteranos e reconhecidos como Joaquín Jordá, José Luis Guerin e Isaki Lacuesta, até jovens estreantes como Anna Sanmartí, Santiago Fillol e Lucas Vermal. A mostra é uma co-produção da Aroeira Filmes e da Pindorama Proyectos Culturales, com curadoria de Breno Fernandes e Mariona Tió, ambos residentes em Barcelona, e produção executiva de Patrícia Mourão. 

Apesar de constantemente associados ao documentário ou ao que comumente se chama na Espanha “cine de no-ficción”, os filmes escolhidos vão além da simples distinção entre cinema documentário e ficção, arriscando-se numa constante reflexão sobre os recursos cinematográficos. Bem diversos entre si, o que eles têm em comum é a aposta em novas formas de pensar e fazer filmes, distantes dos padrões comerciais da indústria do cinema. Ao abordar temas urgentes e polêmicos – tais como a imigração, a transformação modernizadora das cidades, a força transfiguradora da memória – evitam o lugar comum dos estereótipos numa abordagem sensível e criativa. Muitos dos filmes apresentados, apesar de inéditos no Brasil, já foram exibidos nos mais importantes festivais internacionais, tais como Veneza, Berlim, Cannes e Rotterdam.

Boa parte da produção representada na mostra é fruto das chamadas escolas de “documental de creación”, surgidas em Barcelona no final dos anos 90. A associação entre cineastas, escolas de audiovisual e produtores criou um ambiente propício à pesquisa e à produção cinematográfica, o que favoreceu o aparecimento de novos profissionais, ao mesmo tempo em que fortaleceu pequenas e médias produtoras. Estas, por sua vez, incentivaram o aparecimento de novos talentos e potencializaram esse circuito de ensino-produção-exibição, despertando a atenção de um público curioso e atento a um cinema que preza pelo experimentalismo e renovação da linguagem.
José Luis Guerin, convidado especial da mostra, é um dos professores e realizadores de maior influência nesse contexto. Seu trabalho é referência para toda uma geração de cineastas. Na mostra, serão apresentados cinco de seus seis longa-metragens. Ele virá ao Brasil para apresentar seus filmes e participar de uma conversa com o público ao lado de Cao Guimarães, cineasta mineiro.
Programação:
Terça-feira  01/06
16h30  Cravan vs. Cravan, Isaki Lacuesta  2002, doc/fic, video 98’
18h30 Inisfree, José Luiz Guerín – Sessão apresentada pelo diretor – 1990, 35mm, doc, 110’
Quarta-feira 02/06
17h Tren de sombras, José Luis Guerín 1998, 35mm, doc/fic, 80′
19h Más allá del espejo, Joaquim Jordà 2006, doc, vídeo, 115’
Quinta–feira 03/06
16h30 La terra habitada, Anna Sanmartí 2009, vídeo, doc, 71’
18h30 En construcción,  José Luís Guerín – Sessão apresentada pelo diretor – 2001, doc, vídeo, 125’
Sexta–feira, 04/06
17h El Sastre, Óscar Pérez  2007, doc, vídeo, 30’ Salve Melilla, Oscar Pérez 2006, doc, vídeo, 52′
19hs En la ciudad de Sylvia, José Luis Guerín 2008, 35mm, fic, 81′
Sábado, 05/06
15h30 De niños, Joaquin Jordà 2003, documentário, vídeo, 180
19h Unas fotos en la ciudad de Sylvia, José Luis Guerín – Sessão apresentada pelo diretor – 2007, vídeo, doc, 67’
20h Mesa redonda com Cao Guimarães e José Luiz Guérin
Domingo, 06/06
15h30 Ich bin Enric Marco, Santiago Fillol e Lucas Vermal, 2009, doc, vídeo, 86′
17h30 Paralelo 10, Andres Duque 2005, doc, vídeo, 26’ Ivan Z, Andres Duque 2004, doc, vídeo, 53’
19h30 La leyenda del tiempo, Isaki Lacuesta 2006, fic, vídeo, 110’

fonte: blog Renata Pacheco

Padre suspeito de transformar igreja em masmorra erótica continua preso no Rio

A Polícia Civil informou que o padre polonês Marcin Michal Strachanowski, 44, suspeito de transformar a casa paroquial da igreja Divino Espírito Santo, em Realengo (zona oeste), numa espécie de "masmorra erótica", permanece preso nesta segunda-feira na Polinter do Grajaú, na zona norte do Rio.

Acompanhado de advogado, na 33ª DP (Realengo), ele se apresentou no final da noite de sexta (21) com um diploma de curso superior da Polônia para garantir prisão especial.

Diretor do Departamento de Polícia da Capital, Ronaldo Oliveira afirmou que o documento de curso superior do padre precisa ser confirmado pelo Ministério da Educação. Por enquanto, o acusado vai continuar preso na Polinter.

O sacerdote também está sendo submetido a processo canônico no Tribunal Eclesiástico, o que pode representar até sua expulsão. Segundo a Arquidiocese do Rio, o padre foi afastado da Igreja do Divino Espírito Santo, em Realengo, em 2008, quando começou a investigação sobre o atentado violento ao pudor contra um adolescente de 16 anos, que havia sido coroinha na mesma paróquia.

Denúncia

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) informou que o pedido de prisão foi decretado na quinta-feira (20) pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Bangu, Alexandre Abrahão Dias Teixeira. Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, o religioso teria algemado um jovem, na época com 16 anos, a uma cama e feito sexo oral nele, na casa paroquial. A vítima afirmou que o sacerdote chegou a oferecer dinheiro com a exigência de "silêncio" e o ameaçou, dizendo que "já sabia as flores que colocaria em seu caixão".

"As provas colhidas durante a investigação apontam o indiciado como uma pessoa compulsivamente ligada a sexo com adolescentes. O acusado arregimentava esse rebanho de inocentes jovens para levá-los a sua casa paroquial, subestimando sua alta relevância espiritual para transformá-la numa espécie de masmorra erótica onde submetia estes jovens, inclusive com emprego de algemas, as orgias descritas entre risos nas conversinhas mantidas com seus amigos na internet", escreveu o juiz na decisão.

No processo, o jovem detalha as tentativas do padre em aliciá-lo, inclusive com "beijos lascivos mediante emprego de constrangimento". O adolescente havia deixado a igreja em 2006, após dois anos servindo como coroinha, mas o sacerdote o convenceu a voltar a frequentar a paróquia em 2007. O abuso teria ocorrido próximo ao Carnaval daquele ano.

"Ele solicitou a presença do jovem na casa paroquial, que estava deserta. No quarto, no segundo andar, após algemá-lo à cama, o despiu e nele praticou sexo oral e tentativa de sexo anal ", mostra a denúncia.

Ainda de acordo com a denúncia, em 2006 a vítima que exercia a função de coroinha na paróquia se desligou do grupo religioso, sendo novamente procurado pelo padre denunciado no final do mesmo ano e no início de 2007, ocasião em que iniciaram conversação e troca de correspondências e mensagens de "cunho pornográfico" via internet.

"O denunciado, ainda usando de coerção, colocou um dinheiro no bolso da vítima, e exigiu silêncio, ameaçando que todos ficariam sabendo do ocorrido. Posteriormente, percebendo a recusa do menor em receber suas ligações, o denunciado, ao ser atendido ameaçou de morte a vítima. E o perfil desenhado pela prova indiciaria sua franca capacidade de usar sua postura de padre para executar lavagem cerebral", destaca a denúncia.

O padre é acusado pelos crimes contra os costumes e corrupção de menores. Se condenado por atentado violento ao pudor, ele pode pegar até dez anos de prisão. Embora a modalidade do crime atualmente tenha sido revogado por lei sendo agora considerado estupro à época dos fatos estava previsto no Código P enal. Segundo o TJ-RJ, o padre pode apresentar sua defesa em dez dias. (fonte: folhaonline)

NO MÉXICO, IGREJA CATÓLICA LANÇA ORIENTAÇÕES A VÍTIMAS DE PEDOFILIA


CIDADE DO MÉXICO, 24 MAI (ANSA) - A Arquidiocese do México, a maior e mais importante jurisdição eclesiástica do país, que inclui a capital e seus arredores, publicou hoje instruções a pessoas que queiram denunciar crimes de pedofilia.
 
A arquidiocese advertiu, por outro lado, que não irá investigar "denúncias anônimas e nem irá colocar uma pessoa na prisão, porque essa não é sua função".
 
Em um texto divulgado hoje, a entidade orienta as vítimas de abusos sexuais a apresentarem "suas denúncias às autoridades civis correspondentes e também às autoridades eclesiásticas, por meio do Vicariato Episcopal".
 
As recomendações para os fiéis indicam que a denúncia formal deverá constar de assinatura e ser "verídica", para que o tribunal eclesiástico dê início à investigação e cite testemunhas, denunciante e acusado.
 
Se o "bispo receba uma acusação verossímil, de imediato terá que suspender" o padre que teria sido envolvido. Em último caso, se o processo tiver continuidade, o episódio será ainda enviado à Congregação para a Doutrina da Fé, órgão do Vaticano responsável por estes tipos de investigações.
 
O México é um dos países envolvidos no escândalo de pedofilia que abalou recentemente a Igreja Católica, denunciados na mídia. Um dos graves episódios registrados no país foi o caso do fundador da congregação Legionários de Cristo, Marcial Maciel.
 
Maciel fundou a ordem em 1941 e teve sua ordem reconhecida pelo Vaticano em 1983. Ele era acusado de ter molestado seminaristas e utilizar identidades falsas para manter relações com diversas mulheres, com as quais teve três filhos, que também relataram ter sofrido abusos sexuais do próprio pai. O sacerdote faleceu em 2008, aos 87 anos de idade.
 
Após meses de investigação, o papa Bento XVI anunciou uma série de medidas para restaurar "a credibilidade" e "a confiança" da população. Atualmente, a entidade está presente em 19 países. (fonte: ansa)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUER ENGRAVIDAR DE GÊMEOS? Coma pequi

Em Montes Claros - MG, a populariedade do pequi pode estar por trás do mistério da quantidade de gêmeos que nasce na cidade!!

    Cientistas da Universidade de Nova York investigam a ligação entre o grande número de gêmeos e a ingestão de pequi pela população.
   Enquanto no resto do Brasil a média de gêmeos fica em torno de 1,5% da população, em Montes Claros os pares de irmãos representam de 3 a 4% dos moradores da cidade, que tem 363 mil habitantes.
Intrigados, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, criaram ali a Associação de Gêmeos do norte de Minas Gerais, que já vai completar uma década. 

Há mais ou menos um ano, eles acabaram dando atenção para os boatos sobre o pequi. Investiram ,então, se a tal fruta tem mesmo essa capacidade de elevar a incidência e levaram amostras para Nova York, a fim de alimentar ratos de laboratório com ela.
Os pesquisadores podem acabar descobrindo alguma substância na fruta que interfira na reprodução e na ovulação.  Mas, por ora, ainda não há fatos científicos que indiquem que os poderes afrodisíacos e diplicadores do pequi sejam mais que uma lenda.

fonte: Guilherme Rosa - Revista Galileu junho 2010 n.227