sábado, 19 de junho de 2010

JABULANI É MAIS DIFÍCIL DE CONTROLAR, DIZ NASA

Nasa testa Jabulani e confirma: bola é mais difícil de controlar

Publicada em 18/06/2010 às 18:40

O Globo
 
As reclamações dos jogadores com relação à Jabulani, bola feita pela Adidas para a Copa do Mundo da África do Sul, ganharam uma confirmação científica. Depois de vários testes, pesquisadores da Nasa concluíram que sim, ela é mais difícil de controlar com os pés e de ser parada pelas mãos dos goleiros.

Segundo a Nasa, a nova bola, feita com apenas oito painéis unidos por calor, contra 14 da Teamgeist, bola da Copa da Alemanha, em 2006, ficou ainda mais rápida e imprevisível.

- O que vemos é efeito disso - diz Rabi Mehta, engenheiro aeroespacial do centro de pesquisas Ames da agência espacial americana.

Mehta explicou que quando uma bola com a superfície relativamente uniforme atravessa o ar sem muito giro, as pequenas imperfeições das costuras produzem um fluxo assimétrico que gera forças laterais que levam a bola de repente para um lado ou fazem com que suba e desça repentinamente. De acordo com ele, a Jabulani tende "pegar" mais efeito a partir de velocidades entre 72 km/h e 80 km/h, contra apenas 48 km/h das antigas bolas com os tradicionais 32 gomos. Além disso, lembrou o cientista, muitos dos estádios onde estão sendo disputados os jogos estão bem acima do nível do mar. Com a densidade do ar menor, sua aerodinâmica é ainda mais afetada, com a bola viajando mais rápido e se desviando menos.

Fonte: extra.com

Um comentário:

  1. Esperamos que mesmo assim consigamos ser campeões. :)

    Agradeço e aceito a solicitação de amizade no diHITT.

    Abraços.

    ResponderExcluir