quinta-feira, 20 de maio de 2010

SEXUALIDADE INFANTIL - Como tratar a curiosidade das crianças sobre o assunto?



A algum tempo tenho conversado com algumas amigas que se vêem sempre constrangidas ao obordarem o tema da sexualidade com seus filhos, a partir do momento que neles é dispertado essa curiosidade natural em saber.. de onde? como? etc..  resolvi escrever algumas linhas...



Sexualidade infantil: Como esclarecer a curiosidade da criança sobre a sexualidade

Hoje em dia a sexualidade tem estado cada vez mais presente na televisão. Seja nas cenas de beijos intermináveis das novelas, na campanha para o uso da camisinha ou na polêmica sobre a clonagem humana.

Desta forma, rodeada de tanta informação surge a curiosidade da criança em relação à sexualidade. Alguns pais disfarçam e mudam de assunto, tudo para não responder às dúvidas. Outros pais estimulam achando engraçadinho ver crianças de 2, 3 anos se beijarem na boca, e fazem questão de perguntar: - Quem você namora na escola? Para Cristina Adadd de Figueiredo, psicóloga, a criança não deve ser estimulada para pensar em namoro. "Acho errado as creches que fazem até uma festa de dia dos namorados. As crianças tem que pensar em brincar, o namoro é exclusivo dos adultos. "

Os pais devem esclarecer de maneira clara e simples a curiosidade sexual da criança na medida em que ela vai se dando. "Os pais muitas vezes, por ansiedade, disparam a falar além da necessidade. Por exemplo, quando uma criança pergunta de onde ela veio não quer dizer que ela queira saber detalhes do ato sexual em si. Uma reposta objetiva sobre o encontro do espermatozóide com o óvulo satisfaz sua curiosidade", diz ela.

É importante também que os pais não se refiram aos órgãos genitais utilizando apelidos ou expressões como "coisa" ou "lá embaixo" para substituir os termos corretos (pênis, vagina, útero, esperma). Isto pode acentuar a idéia de "proibição" relativa à sexualidade, o que é prejudicial ao desenvolvimento psicológico da criança.

Alguns livros que ajudam a responder as perguntas das crianças:


Papai, Mamãe e Eu
Marta Suplicy - Editora FTD. É um livro que fala do nascimento do bebê, masturbação com desenhos divertidos e informativos.

De onde vem os bebês
Andrew C. Andry e Steven Schepp - Editora José Olimpio. Sucesso em vários países, exatamente pelo seu valor educacional, interessa não apenas aos pais, educadores e a todos os que se sintam comprometido com esse grande pequeno mundo.

De onde viemos?
Arthur Robins, Peter Mayle, Paul Walter - Editora Nobel. Este livro é indicado para o público infantil, que está começando a ter dúvidas sobre sexo. São ilustrações e textos curtos, simples e diretos que explicam os fatos da vida, sem absurdos e sem folclore.

Sexualidade Começa na Infância
( foto acima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário