sábado, 22 de maio de 2010

O chá de hipericão e o ginseng podem anular pílula

Substâncias usadas para combater tensão nervosa, obesidade, fadiga  e depressão afectam métodos contraceptivos.

O chá de hipericão e o ginseng siberiano podem anular o efeito da pílula contraceptiva, segundo um alerta da chefe de Divisão de Saúde Reprodutiva da Direcção--Geral da Saúde (DGS), Lisa Vicente.

O hipericão é utilizado em Portugal como calmante, no combate à obesidade e para favorecer o funcionamento do fígado e dos intestinos enquanto o ginseng é usado contra a falta de concentração, tensão nervosa, depressão e fadiga.

"O chá de hipericão interfere com a pílula", afirmou à Lusa Lisa Vicente, explicando que "é um potente indutor enzimático", diminuindo o efeito dos anticoncepcionais orais, do adesivo e do anel contraceptivos, bem como do implante progestativo. Lisa Vicente recordou que há falhas que podem decorrer na contracepção decorrente do uso daquelas substâncias. Para isso não suceder, é importante que o aconselhamento sobre os métodos contraceptivos inclua explicação de regras básicas, como saber que tomar antibiótico, vomitar ou ter diarreias interfere com a pílula, e saber como agir no caso de uma situação destas, explica a responsável da DGS.

Os dados do Inquérito Nacional de Estatística (2005/2006) mostram que cerca de 85% das mulheres utilizam algum método para evitar engravidar, 65% das quais utilizam a pílula e 14% preservativo. "São métodos cuja eficácia depende da forma como são utilizados", salienta a médica. "Além de tornar os métodos de contracepção acessíveis, é importante trabalhar com as mulheres a forma de os usar eficazmente."

Entre as mulheres que recorreram à interrupção voluntária da gravidez no ano passado, 65,23% tinham entre 20 e 34 anos e 39,78% não tinham qualquer filho. Os dados constam do relatório da Divisão de Saúde Reprodutiva da DGS. Este mostra que o número de mulheres a abortar em 2008 e em 2009 - 18 014 e 18 951 - é inferior às estimativas anteriores à legalização da prática, que apontavam para 20 mil interrupções anuais.




Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário