domingo, 23 de maio de 2010

Como você pode saber se está sofrendo de algum tipo de doença psicossomática?


Meus caros amigos leitores, hoje em dia as doenças psicossomaticas estão cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano.Primeiramente quero explicar o que são doenças psicossomaticas, popularmente diz-se que doença psicossomática ou doença psicológica é aquela que não apresenta sintoma orgânico real, ou seja, quando você acha que tem uma doença que não existe. Esta definição, embora comum, é errada. Doenças psicossomáticas são manifestações orgânicas que podem ser causadas ou cujos sintomas podem ser agravados por aspectos psíquicos (mental/emocional).

A cada dia surgem mais e mais evidências de que corpo e alma estão tão estreitamente ligados que aquilo que afeta um, acaba afetando também o outro. Por isso que principalmente no ambiente do trabalho, as pessoas estão mais propensas a adquirir doenças psicossomaticas, principalmente aqueles que trabalham com muita pressão e metas, trabalham com muito barulho, aqueles que não estão satisfeito com o trabalho. que sofrem muito stress.

Ranking


A preocupação em criar um ambiente de trabalho saudável tem razão de ser. No ranking das enfermidades que mais afastam trabalhadores, as psicossomáticas ocupam a segunda colocação, atrás apenas das doenças osteomoleculares, categoria que acolhe as Lesões por Esforço Repetitivo (LER).
Como você pode saber se está sofrendo de algum tipo de doença psicossomática?


  • Se considerarmos que todo sintoma orgânico relaciona-se a uma ou mais causas psíquicas, o próprio sintoma é um indício. No entanto, em alguns casos a interferência do psiquismo é mais evidente:
  • Doenças infecciosas junto a quadros emocionais, por exemplo, fique atento com gripes sucessivas em um período depressivo. Isto demonstra claramente a queda na imunidade;
  • Crises de determinadas doenças imediatamente após brigas, sustos e outros fatos desencadeantes;
  • Sintomas orgânicos não justificados por exames clínicos ou laboratoriais: você sente que está doente, mas nenhum médico consegue descobrir o que é e muitas vezes nem acredita em você. Este é o quadro típico da conversão psíquica;
  • Doenças que surgem apenas em períodos de crise emocional, stress ou mudanças na vida ou doenças crônicas que pioram sob essas condições;
  • Muitas doenças orgânicas e pouca emotividade. É o caso, por exemplo, de pessoas que não conseguem sentir a alegria ou a tristeza em situações em que isso seria esperado, como se tudo fosse neutro.
E você já sofreu ou sofre de algum tipo de doença psicossomática?

Fonte:http://www.sismamt.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=488&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário