sábado, 22 de maio de 2010

A imagem do Cristão desviado

“Como se acha solitária aquela cidade dantes tão populosa! Tornou-se como viúva a que foi grande entre as nações; e princesa entre as províncias tornou-se tributária!” (Lamentações 1.1).

A lamentação contida neste livro de Jeremias deve estar no coração de todo aquele que teme o Senhor, ao contrário do sofrimento, o qual está reservado aos rebeldes existentes no meio do povo de Deus. Na realidade, o livro de Lamentações, escrito de forma poética, serve como uma advertência para que não brinquemos com o pecado.
O profeta Jeremias declara que a terra do povo do Senhor ficou em lágrimas depois da dangustiaestruição dos caldeus. De fato, houve muita tristeza, pois foram as prevaricações dos próprios israelitas que os levaram a ser entregues ao inimigo. Por isso, quem tiver juízo deve voltar correndo para os braços do Pai, pois o que é feito contra a vontade dEle leva a pessoa à perdição.  O Altíssimo, por exemplo, tinha outros planos para Seu povo, mas este não lhe deu ouvidos; consequentemente, por essa atitude, os judeus pagam um preço caro até hoje.

Ler o livro de Jeremias e, depois, o de Lamentações ajuda-nos a fazermos um autoexame e, caso estejamos afastados, a voltarmos aos pés do Senhor. Ora, muitos terão seus pecados revelados enquanto vivem, e outros o terão no Dia do Juízo. O cativeiro dos hebreus foi de 70 anos, mas, hoje, os que forem condenados ao suplício eterno jamais sairão de lá. Então, meu irmão, para que você não sofra eternamente, não se deixe levar pelas artimanhas do inimigo nem pelos prazeres do pecado.  

Toda a angústia que o povo de Israel experimentou é um aviso àqueles que não se emendam e acham que o nosso Deus mudou. Naqueles dias, não faltavam profetas que enganavam os israelitas, e, além disso, os príncipes de Judá não se deixavam ensinar, pois, para eles, a satisfação da carne e a realização de suas vontades eram o que interessava. Porém, por causa disso, experimentaram grande sofrimento. Então, com tantos exemplos, por que continuar no pecado? Deus não é um cobrador que acerta contas toda semana ou todo mês; no entanto, um dia, os nossos pecados nos acharão, pois eles só existem na vida de quem se aparta da Palavra. Se você tem se afastado da Verdade, volte correndo para Cristo!

O Todo-Poderoso sempre teve planos maravilhosos para os filhos de Israel. Muitos, por um longo tempo, fizeram o que era certo, mas deixaram-se levar por falsos profetas e maus exemplos. Depois, provaram o sabor do pecado e agradaram-se do erro. Consequentemente, veio a punição pelo que praticaram. É só estudarmos o que tem acontecido com o homem ao longo da História para vermos que não compensa viver longe da vontade divina. Em muitas nações, muitos servos de Deus têm-se entregado ao pecado, ao desrespeito à santa Palavra e aos prazeres da carne. No entanto, para esses, o resultado será desastroso, pois, depois que a coroa da sua cabeça for retirada, só restará sofrimento e dor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário