sábado, 22 de maio de 2010

Ração humana funciona ou é modismo?

Entre as receitas de dietas “milagrosas”, o mix de cereais, conhecido como ração humana, figura-se entre as mais procuradas.
Especialistas, no entanto, alertam para o cuidado que se deve ter com o consumo desses alimentos que prometem emagrecimento instantâneo.

Os alimentos dietéticos e a forma como eles são usados para perder peso trazem prejuízos à saúde?
“Emagreça oito quilos em apenas um mês“. Em uma rápida busca pela Internet, facilmente você encontrará essa receita milagrosa, conhecida como ração humana. Criada há cinco anos pela terapeuta natural, Lica Takagui, em Curitiba, no Paraná, nas páginas virtuais, o mix de cereais integrais é descrito como a receita para o emagrecimento rápido e saudável. A sugestão, em muitos casos, é que o consumidor, interessado em perder peso, substitua uma das principais refeições & café da manhã, almoço ou jantar & por uma vitamina feita com a mistura de cereais.
Mas a própria terapeuta não indica a substituição das refeições pela ração humana. “Ela é pra acompanhar, não é para substituir as refeições. Você não pode deixar de comer porque tomou a ração humana”, reforça Lica. Ela explica que, desde o início, a mistura de cereais não foi criada para emagrecer, mas para nutrir. “Eu estava grávida e queria um alimento nutritivo que não engordasse. Essa era a minha preocupação. Aí consegui montar a mistura que é super nutritiva”.
Especialistas também concordam que a substituição não é saudável. Apesar de ser uma mistura de alto valor nutritivo & é rica em zinco, selênio, vitaminas do complexo B e fibras &, não pode substituir as principais refeições, mesmo para aqueles que fazem dieta em que a intenção é perder peso. “A pessoa tem que emagrecer se reeducando. Não há receitas milagrosas“, aponta a nutricionista Cristina Praciano, membro da Associação Brasileira de Estudos da Obesidade (Abeso).
Para médica nutróloga Tatiana Nobre, o ideal é consultar um profissional especialista, antes de incluir a ração humana na dieta. Conforme a médica, a ração possui diversas receitas, com diferentes ingredientes, que variam de acordo com o fabricante, e o uso indiscriminado pode trazer prejuízos a determinados organismos.
“A ração é uma mistura de cereais e alguns deles podem prejudicar a saúde de quem consome. Algumas misturas possuem açúcar mascavo, por exemplo. Um diabético não vai poder usar essa“, pondera a nutróloga.
Benefícios da ração humana
Apesar de não ser uma fórmula mágica para perder peso, quando usada de forma moderada, a ração humana pode ser um poderoso complemento nutricional, auxiliando as dietas de emagrecimento.
Em geral, o composto possui farelo de aveia, farinha de arroz integral, gérmen de trigo, aveia em flocos, semente de linhaça, gergelim, levedo de cerveja, fubá de milho branco, cacau, farinha de soja e quinua real, que é o grande diferencial da mistura. De acordo com a criadora da ração humana, Lica Takagui, o nutriente, que chegou há cerca de cinco anos no Brasil, contém quase todos os aminoácidos necessários ao organismo.
Algumas versões contêm ainda açúcar mascavo e guaraná em pó. Conforme a nutricionista Cristina Praciano, esse mix de cereais auxilia no controle da fome e na função intestinal. “As fibras dos cereais dão uma sensação de saciedade e movimentam o trânsito intestinal“, completa. Ela lembra ainda que a ração ajuda no controle do colesterol. No entanto, acredita que os efeitos benéficos só aparecerão se for mantida uma alimentação equilibrada, combinada com a prática de exercícios. “Não adianta modismo.
O segredo para emagrecer de forma saudável é manter o equilíbrio na alimentação“, aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário