sábado, 22 de maio de 2010

Mariana Silva perde na semi, mas leva única medalha do dia para o Brasil

22/05/2010 19h59

Hoje ( família Gama) passamos o dia no Maracanizinho vendo o Grand Slam de Judô

Judoca paulista perde para líder do ranking e fica com bronze no Grand Slam

Por João Gabriel Rodrigues Rio de Janeiro
Judô mariana silva Grand Slam disputa no MaracanãzinhoMariana Silva no Grand Slam: bronze no
Maracanãzinho (Foto: Daniel Zappe/FOTOCOM.NET )
Em um dia de poucas vitórias brasileiras, uma paulista que viveu cinco anos no Japão deu a única medalha para o país no primeiro dia do Grand Slam do Rio de Janeiro, no Maracanãzinho. Mariana Silva, de 20 anos, ficou com o bronze após perder na semifinal para a japonesa Yoshie Ueno, líder do ranking mundial da categoria até 63kg, e que acabou conquistando o título após vencer a russa Marta Labazina.
Apesar da derrota, Mariana, atual 37ª no ranking, não se abateu. Ela, que nunca havia vencido uma luta em um Grand Slam, lembrou que este foi o melhor resultado de sua carreira até aqui.
- Saio um pouco triste porque perdi, mas feliz com a experiência. Estou confiando mais em mim. Estava dominando a luta, com uma boa pegada, e resolvi ir para cima. E com essa experiência grande que ela tem, acabou definindo. Fico muito feliz com o resultado - afirmou a judoca, que levou 120 pontos no ranking com a medalha de bronze.
Para chegar à final, a judoca  venceu por ippon a argentina Mariana Lopes na estreia. Na rodada seguinte, passou pela israelense Alice Schlesinger por yuko. Nas quartas, vitória após eliminação da eslovena medalhista olímpica e mundial Urska Zolnir por aplicar um golpe ilegal.
Na semifinal, Mariana começou a luta na defensiva, estudando os golpes da japonesa Yoshie Ueno. Cada uma teve um bom momento no chão logo no início do duelo, mas não pontuaram. Nas arquibancadas, a torcida, composta basicamente por estudantes, gritava muito e cantava músicas de exaltação ao Brasil, na tentativa de incentivar a judoca.
A brasileira, então, foi para cima. E foi neste momento que a experiência da rival japonesa pesou. Ueno levou Mariana ao chão duas vezes e e acabou derrotando a judoca paulista por dois wazaris.
- Nem sempre consigo colocar em prática o que tenho na hora da competição. Mas essa medalha serve de incentivo para eles (os outros judocas brasileiros) também. Todo mundo me deu muita força. Somos uma equipe muito unida - disse.
Sarah Menezes e Taciana Lima terminam em quinto em até 48kg
Nas outras categorias femininas, o Brasil não teve muita sorte. Melhor atleta do país em 2009, Sarah Menezes perdeu em sua terceira luta e não conseguiu se classificar para as finais da categoria até 48kg. A judoca do Piauí terminou na quinta colocação, mesmo resultado de Taciana Lima, da mesma categoria, que foi eliminada por Nataliya Kondratieva, da Rússia.

Erika Miranda e Andressa Fernandes também terminaram na quinta colocação, na categoria até 52kg. As outrasa judocas brasileira, como Mayra Aguiar, entram no tatame neste domingo.
Dia sem vitórias entre os homens

A seleção brasileira já sabia que iria ter um dia complicado entre os homens. Com suas principais estrelas indo para o tatame somente no domingo, a equipe não conseguiu chegar a nenhuma semifinal. Na categoria até 60kg, Felipe Kitadai e Phelipe Pelim foram os que chegaram mais longe: os dois caíram na segunda luta.
Na categoria até 66kg, as maiores zebras do primeiro dia do Grand Slam do Rio. Líderes do ranking, os mongóis Tsagaanbaatar Hashbaatar, número 1 da lista e atual campeão mundial, e Sanjaasuren Miyaragchaa, número 2, decepcionaram e caíram mais cedo do que imaginavam. Hashbaatar perdeu para o francês Loic Korval na terceira luta, enquanto seu compatriota chegou à semifinal, mas foi derrotado pelo desconhecido italiano Elio Verde.
Os principais nomes do judô masculino do Brasil entram no tatame neste domingo. Leandro Guilheiro, Flávio Canto, Tiago Camilo, Luciano Corrêa, entre outros, vão tentar conquistar a primeira medalha de ouro para o país na competição. O Grand Slam terá início às 9h, com as eliminatórias. As finais serão à tarde, a partir das 16h.

fonte:
http://globoesporte.globo.com/lutas/noticia/2010/05/mariana-silva-perde-na-semi-mas-leva-unica-medalha-do-dia-para-o-brasil.html#

Nenhum comentário:

Postar um comentário