quinta-feira, 20 de maio de 2010

Como proteger seu blog para que não seja roubado?

O que fazer se alguém roubar o meu blog? Ou porque começou aparecer uma janela abrindo automaticamente junto com o blog ou quando clico em qualquer link? Recentemente recebemos varias perguntas deste tipo, então vamos falar um pouco sobre como proteger seu blog.

Vamos começar pelo mais grave que é o roubo de blog, como em qualquer tipo de roubo de senha é importante você ter um antivírus atualizado, não colocar seu email e senha em qualquer site que pedir, não enviar por email e outros conselhos básicos de segurança na internet. Mas no caso dos blogueiros o principal problema acredito que seja dar direitos de administrador para outras pessoas, se for fazer isso precisa realmente confiar na pessoa e como na vida real (fora da internet) nem sempre sabemos em quem podemos confiar de verdade. Apenas lembre-se de uma coisa as pessoas que você der direitos de administrador no seu blog podem fazer quaisquer coisas, até excluir você do blog. Então pense bem antes de dar tais direitos para alguém. Mas como já vimos no forum de Ajuda do Blogger é possível recuperar o blog entrando em contato com o Blogger, mas claro irá dar um pouco de trabalho que pode ser evitado se tivessemos mais cuidado.

Proteger blogOutro problema é quando começa aparecer uma janela abrindo junto com o blog ou quando clicamos em algum link, muitas vezes isso é algum código que vem junto com contadores, relógios, rádios ou qualquer outro tipo de coisa que colocar no seu blog, infelizmente não tem como saber se tem algum código do tipo antes de instalar (principalmente se quem fez o código entender do que faz).

Então nossa recomendação é não colocar muitos acessórios ou códigos no seu blog no mesmo dia, sei que ao começar mexer no blog queremos mudar tudo de uma vez, mas será mais fácil achar o problema se fizer as coisas mais devagar e sempre preste atenção aparece alguma janela ou pop up após instalar algum acessório, widget ou código no blog, assim saberá qual deles gerou o problema e poderá retirá-lo do blog.

Outra dica interessante é deixar sempre os pop ups liberados para o seu blog, assim poderá ver se aparece algo inesperado. Muita gente usa bloqueador de pop up, e quando aparece um indevido no próprio blog acabam não percebendo na hora isso dificulta achar o que gerou o problema. E a solução é achar e apagar o gadget ou código, não tem outro jeito. Portanto entre nas configurações do seu bloqueador de pop up ou navegador e inclua seu blog como uma exceção, assim caso apareça algo você certamente será o primeiro a notar o problema e corrigirá rapidamente.

fonte. dicas para blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário