FISIOTERAPIA



ESCLEROSE MÚLTIPLA


O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA?
·                    Não é uma doença mental.
·                    Não é contagiosa.
·                    Não é suscetível de prevenção e não tem cura.


- CLAUDIA RODRIGUES - Atriz que assumiu ser portadora de Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) ou esclerose disseminada é uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, com maior incidência em mulheres e pessoas brancas (pessoas com genótipo caucasiano). A ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) têm levantado dados para obter o perfil da doença no Brasil. Estudos demonstram que a Esclerose Múltipla é mais freqüente em populações localizadas nas zonas temperadas da Terra, aproximadamente de 40 a 60 graus de latitude ao norte e ao sul do planeta. No Brasil, calcula-se que a prevalência da doença seja de 10 casos para cada 100 mil habitantes.
Este tipo de patologia leva a uma destruição das bainhas de mielina que recobrem e isolam as fibras nervosas (estruturas do cérebropertencentes ao Sistema Nervoso Central ou SNC).

A importância da Mielina 


As células nervosas possuem vários prolongamentos dos quais um deles, chamado "axônio", é uma fibra longa, fina e flexível que transmite impulsos nervosos. Estes impulsos são sinais elétricos conduzidos ao longo do comprimento do nervo. As fibras nervosas são longas, de forma a permitir que os impulsos sejam conduzidos entre partes distantes do corpo, como a medula espinal e os músculos.

A maioria das fibras nervosas está envolvida por uma bainha isolante constituída por gorduras, denominada mielina, a qual atua de forma a acelerar a condução dos impulsos. A bainha de mielina contém interrupções chamadas "nós" de "Ranvier". Ao saltar de "nó" em "nó", a condução do impulso torna-se muito mais rápida do que se tivesse de ser efetuada ao longo de todo o comprimento da fibra nervosa. Os nervos mielinizados podem transmitir um sinal a velocidades tão elevadas como 100 metros por segundo - tão rápido quanto um carro de Fórmula 1.

A perda de bainha de mielina que envolve o nervo origina vários sintomas, porque a transmissão dos impulsos nervosos é atrasada ou bloqueada, uma vez que tem agora de ser efetuada continuamente ao longo de toda a fibra nervosa. Uma área onde a mielina foi destruída é denominada lesão ou placa.

Este atraso de condução nervosa e o "curto-circuito" dos impulsos nervosos provocados pelas lesões, originam vários sintomas relacionados com a atividade do sistema nervoso. 

Os pontos onde se perde mielina (placas ou lesões) surgem como zonas endurecidas (tipo cicatrizes), que aparecem em diferentes momentos e zonas do cérebro e da medula espinhal. Literalmente, Esclerose Múltipla, significa episódios que se repetem várias vezes. Até certo ponto, a maioria dos pacientes se recupera clinicamente dos ataques individuais de desmielinização, produzindo-se o curso clássico da doença, ou seja, surtos e remissões.

Doença do Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central, é constituído pelo cérebro e pela medula espinhal, e funciona como uma "central de comandos", isto é, atua como um quadro de distribuição, enviando mensagens elétricas e químicas através dos nervos para as diversas partes do corpo. Estas mensagens controlam todas as funções, em particular os movimentos, conscientes e inconscientes do nosso corpo. A comunicação ocorre através de impulsos nervosos - sinais elétricos conduzidos ao longo dos nervos. 


Sistema Nervoso Periférico

Além do Sistema Nervoso Central, existe também o Sistema Nervoso Periférico, composto pelos nervos distribuídos pelo corpo, os quais podem ser de dois tipos: os nervos sensitivos e os nervos motores. Os nervos sensitivos conduzem as informações da periferia para o Sistema Nervoso Central, por exemplo a cerca do que se vê, ouve, cheira, sente e saboreia. 

Os nervos motores transportam os sinais de comando do Sistema Nervoso Central aos músculos, para o controlo do movimento e das funções corporais em geral, como a frequência cardíaca, respiração, digestão, produção de suor.

Quando se segura numa folha e se inicia a sua leitura, o Sistema Nervoso Central realiza várias funções. Por exemplo, envia sinais de comando sobre o modo como os seus braços devem segurar na folha e interpreta a informação proveniente dos seus olhos à medida que lê.
Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente: fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e diminuição da coordenação motora. O doente sente dificuldade para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perde o equilíbrio quando fica em pé, sente dificuldade para andar, tremores e formigamento em partes do corpo.

Em alguns casos a doença pode provocar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, alterações visuais graves, perda de audição, depressão e impotência sexual.
Nos estágios mais graves da doença, pode ocorrer um comprometimento respiratório. Isto pode acarretar episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez, para minimizar o desconforto do paciente e coibir uma piora do seu estado geral.
Para minimizar os desconfortos respiratórios causados por esta patologia, são utilizados métodos tais como:
§         Exercícios para desobstruir os brônquios;
§         Exercícios para reexpansão pulmonar;
§         Reeducação diafragmática e da musculatura acessória, com uso de incentivadores respiratórios.

DIAGNÓSTICO
Os primeiros sintomas geralmente são brandos ou pouco perceptíveis, o que faz com que a pessoa sequer procure o médico, fator que dificulta o diagnóstico. Outras doenças do sistema nervoso podem provocar sintomas similares aos da Esclerose Múltipla dificultando o diagnóstico. Os médicos atêm-se ao exame neurológico clínico e a testes laboratoriais para confirmar a doença. Os critérios básicos são:
·                    Evidência de múltiplas lesões no SNC
·                    Evidência (clínica ou paraclínica) de pelo menos dois episódios de distúrbio neurológico num indivíduo entre 10 e 59 anos de idade.

Os exames solicitados pelo médico neurologista para auxiliar no diagnóstico são:
  •        Ressonância Magnética (as imagens do sistema nervoso central são reveladas sem radiação) - atualmente o método preferido para detectar lesões de Esclerose Múltipla.
  •                     Punção lombar (fluido do cérebro é retirado para exame).
  •                 Potencial evocado (mede a condução nervosa no seu trajeto visual, auditivo e sensorial).
  •                     Tomografia computadorizada (exame que fornece raio X transeccional exploratório do sistema nervoso central).
  •                     Mielografia (tipo de raio X para diferenciar a Esclerose Múltipla de outras condições, como por exemplo, compressão de nervos).
  •                     Raio X (usado para evidenciar ou eliminar a suspeita de fraturas.


Prognóstico

A observação, o diagnóstico precoce e o tratamento médico apropriado evitam complicações, como por exemplo as infecções de alguns órgãos. Mesmo assim, a esperança de vida dos pacientes é aumentada apenas moderadamente.
A idade em que os sintomas tiveram início é o principal fator de prognóstico: quanto mais jovem o acometido, mais provável e precoce será a deterioração. Outro fator será o subtipo de EM. Uma minoria poderá não ter um curso progressivo, outra minoria terá um desenvolvimento severo e rápido dos sintomas. Aqueles cujo primeiro sintoma foi a dificuldade visual também têm melhor prognóstico que outros que sofreram inicialmente de problemas de coordenação motora dos membros.
O principal problema para o doente com EM é a invalidez progressiva: 20 anos após o surgimento dos primeiros sintomas da doença, somente um terço dos doentes será capaz de trabalhar normalmente. Ainda antes de completar 20 anos de doença, a maioria necessitará de cadeira de rodas para se movimentar. Em alguns casos, a cadeira de rodas será necessária já antes dos 6 anos desde os primeiros sintomas.

Tratamento



A Fisioterapia e Hidroterapia melhoram e ajudam muito a recuperação, mantendo o paciente ativo e com forças nos membros inferiores, que são os mais afetados. Procurar não parar as suas atividades normais e adaptá-las é fundamental para uma boa qualidade de vida.

A Esclerose Múltipla pode ser minimizada com tratamentos adequados e devidamente programados como o tratamento medicamentoso aliado ao reabilitacional, que têm como finalidade fazer com que o portador continue sendo independente, esteja confortado, seja produtivo e atinja um bom nível de resistência. O uso de medicamentos procura diminuírem o número e a intensidade de surtos minimizando assim as seqüelas. Um tratamento reabilitacional adequado pode melhorar a qualidade de vida do portador. As medidas gerais de abordagem médica têm como meta o tratamento de recorrências agudas, tratamento sintomático, melhora das funções e apoio psicológico. O tratamento em sua totalidade requer princípios que promovam a máxima saúde. Isso significa: assegurar nutrição adequada, estimular o equilíbrio entre repouso e exercício, evitar exposição a infecções e prevenir complicações conseqüentes a atividade física reduzida. É igualmente importante proporcionar atividades que auxiliem a enfrentar a situação e minimizar transtornos familiares, ansiedade e depressão. 

 

 

Não existe cura para a Esclerose Múltipla. No entanto, muito pode ser feito para ajudar as pessoas portadoras de Esclerose Múltipla a serem independentes e a terem uma vida confortável e produtiva. 




 Boa postura não é só estética: é saúde!

Drª Verônica R. Machado – CREFITO 2: 19051 LTF
Atendimento em domicílio  Tel:(21) 7166-9584/ (21)8672-5403
http://draveronicaripardo.blogspot.com/
(autorizada reprodução pela mesma)

 

 

Ergonomia no PC


REGRAS BÁSICAS DE ERGONOMIA NO COMPUTADOR

Exercícios laborais
Estar fisicamente ativo não significa exercitar-se até a exaustão. Dispor de algum tempo para realizar uma atividade física trará grandes benefícios à sua saúde.
É fundamental manter-se ativo, pois a cada dia aumenta a necessidade de adaptação e adoção de uma postura correta.
Quando você adquire consciência sobre a sua postura e os reflexos na saúde, passa a corrigir-se e usufruir melhor qualidade de vida.


Fatores que podem afetar sua saúde
·        Traumatismos anteriores
·        Doenças reumáticas
·        Doenças infecciosas
·        Alterações hormonais
·        Alterações anatômicas
·        Atividades anteriores
·        Dupla jornada de trabalho
·        Fatores constitucionais
A utilização do computador como ferramenta de trabalho exige cuidados especiais no dia-a-dia, desde o posicionamento do corpo equipamentos até as pausas e exercícios laborais. Acompanhe este roteiro elaborado pela equipe médica do jornal Cruzeiro do Sul e evite problemas mais graves no futuro.


Conforto visual
 Pisque voluntariamente com freqüência
• Se você usa óculos bifocais aumente a inclinação do monitor do computador
• Posicione o monitor do computador de maneira a não receber reflexos e luzes frontais
• Em intervalos regulares, feche os olhos por alguns instantes
• Se precisar de correção óptica prefira os óculos
• Em processador de textos, utilize letras claras e grandes com fundo escuro.



Acessórios da área de trabalho


Monitor
• Mantenha-se diretamente à sua frente
• Mantenha uma distância de 40 a 60 centímetros entre seus olhos e o monitor
• Manter a tela inclinada
• Luminosidade mínima
• Contraste máximo
• Fundo escuro

Teclado 


• Deverá estar à sua frente
• Inclinação e distância de acordo com as tarefas a serem executadas, para que o punho esteja em posição neutra



Mouse

• Use-o no mesmo nível do teclado
• Mantenha o pulso neutro
• Apóie a palma da mão para reduzir a inclinação do punho




Suporte para os pés
• Deve ser largo para permitir posições variadas das pernas
• Altura e grau de inclinação devem ser ajustados


Suporte para documentos
Posicione-os na mesma altura e distância do monitor


Lembre-se: Olho x tela x teclado x documento deve ter aproximadamente as mesmas distâncias.


Postura básica recomendada:


Sente-se corretamente

• Ocupe todo o assento
• Ajuste o encosto de sua cadeira: reto ou inclinado
• Apóie as costas no encosto até ajustar confortavelmente a coluna lombar
• Mantenha as articulações do quadril e joelho em ângulo aproximado de 90 graus
• Apóie totalmente os pés no chão ou use o apoio
• Mantenha os ombros relaxados, cotovelos apoiados e confortáveis
• Ajuste o apoio do antebraço e altura da cadeira, para que seus membros formem ângulos de aproximadamente 90 graus
• Mantenha os braços e antebraços próximos ao corpo
• Alterne a postura no decorrer do dia a cada 20 minutos
• Levante-se sempre que possível
• Alongue-se. Use 5 minutos de pausa a cada hora trabalhada


Dicas
• Evite carregar bolsas ou sacolas pesadas sempre do mesmo lado
• Não use lentes de contato, prefira óculos
• A altura dos olhos muda de acordo com a sua postura. Ajuste a altura e inclinação do monitor  toda vez que a altura dos olhos mudar
• Evite apertar muito o mouse
• Não use força para pressionar as teclas
• Posicione o monitor de maneira a evitar brilho ou reflexo. Utilize os controle de brilho e contraste para melhorar as qualidades dos textos e dos gráficos
• Pés mal apoiados ou nos apoios da cadeira causa redução da circulação sanguínea nas pernas e desconforto atrás dos joelhos
• Evite torção no pescoço ou no corpo
• Não segure o telefone com o ombro
• Materiais de uso constante devem estar ao alcance da mão
• Não descanse os punhos na mesa enquanto estiver digitando
• Adote posturas corretas tanto no trabalho quanto em outras atividades
• Pratique esportes
• Evite sentar-se na ponta do assento ou em posição semi-sentada
• Pratique estes cuidados na escola, em casa e no lazer.
Dra  Verônica Machado
( Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Cidade. - Especialização : Aprimoramento profissional de Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular- RPG/RPM . Integrante da equipe de fisioterapia da FIOCRUZ. -Fisioterapeuta da Clínica Paulo Montes e Fisioclim.)
contatos:  dra.veronicarmachado@gmail.com


Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular (R.P.G./R.P.M) 



Você já pensou que até mesmo quando se está parado os músculos estão em atividade? São os chamados músculos antigravitários, aqueles que nos mantêm em pé, que suportam o peso do nosso corpo, que mantêm o que chamamos de postura. Acontece que estes músculos nem sempre apresentam a tonicidade adequada, ou seja, não estão perfeitamente “regulados” para exercerem sua função de forma eficaz. Na maioria das vezes, ignoramos uma dor ou apenas tomamos medidas paliativas de tratamento sem procurarmos sua causa. É bem verdade que nosso corpo tem uma forma “traiçoeira” de auto-cura. Isso porque, na verdade, não ocorre uma cura real, mas sim novas compensações corporais para o alivio da dor; o que vem a desencadear um novo ponto de dor, novas compensações, e assim sucessivamente.



Você sabe o que é R.P.G./ R.P.M?

A R.P.G./R.P.M (Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular) é um método de tratamento fisioterápico, criado pela francesa Françoise Mezièré , que busca tratar dos problemas do sistema músculo-esquelético, ou, em outras palavras, lesões musculares e articulares.

Bases da R.P.G./ R.P.M

O R.P.G./ R.P.M. busca não apenas tratar de um sintoma, como por exemplo dor, mas sim da causa desta dor. Além disso, cada paciente possui uma combinação de alterações de postura que lhe é particular e, portanto, deve ser tratada de forma individualizada. A postura do nosso corpo é resultado da combinação de varias estruturas, que são influenciados por fatores externos, nos quais somos submetidos diariamente, sendo que cada indivíduo irá moldar sua postura de acordo com suas necessidades de expressão corporal, e isso, nos leva a adotarmos posturas inadequadas, fazendo com que aumente o gasto excessivo de energia.
Novas técnicas de abordagem da má postura tem trazido inúmeros benefícios para o nosso bem estar é o caso do R.P.G / R.P.M Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular. Uma técnica que busca tratar de maneira integrada os distúrbios musculares através de posturas e manobras de tensionamento muscular, junto com um dos nossos principais músculos, o diafragma.
Respirar corretamente é essencial para o sucesso deste método, sendo de grande importância a participação do paciente. No tratamento, sendo impossível a abordagem de crianças menores de 8 anos.



Meu trabalho com R.P.G. / R.P.M

O primeiro e mais importante passo é a avaliação detalhada do paciente. Nesta avaliação ocorre a investigação de doenças pré existentes e que possam comprometer o sucesso do tratamento, assim como desordens emocionais e atividades do dia-a-dia que possam estar contribuindo para a(s) patologia(s). Enfim, nesta primeira fase, conhecemos o paciente de forma global, percebemos seus limites e suas necessidades.
O método consiste em aplicar posturas que permitam a conscientização corporal , o relaxamento e a orientação no espaço. Antes de entrar em cada postura o paciente será preparado com técnicas para a liberação e coordenação da respiração, que vão ajuda-lo a permanecer na postura, usufruindo assim melhor o tratamento.
Cada sessão tem duração de aproximadamente 1 hora e sempre realizado individualmente.

Assim o podemos aliviar as dores e corrigir as posturas compensadoras (erradas).
O resultado pode se percebidos nas primeiras sessões, pois o paciente já começa a se conscientizar da sua atitude postural e corporal.

O tempo de tratamento porém dependerá da resposta e do comprometimento de cada paciente.

As indicações da R.P.G. / R.P.
  • Escolioses, lordoses, cifoses
  • Desvios dos pés, joelhos e ombros
  • Hérnias de disco
  • Dores ciáticas e cervicais
  • LER (tendinites, busites)
  • Dores musculares agudas e crônicas
  • Dores articulares
  • Alterações posturais diversas, etc..
O tratamento é realizado em sessões semanais de aproximadamente 1 hora, e o período varia de acordo com a patologia e o objetivo de cada indivíduo.

Boa postura não é só estética: é saúde!

Drª Verônica R. Machado – CREFITO 2: 19051 LTF
Atendimento em domicílio
Tel:(21) 7166-9584/ (21)8672-5403