terça-feira, 27 de julho de 2010

FIBROMIALGIA


FIBROMIALGIA

Se você sente dores musculares espalhadas em várias regiões de seu corpo, rigidez matinal, fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça constantes, depressão, e ainda problemas intestinais, você pode estar sofrendo de FIBROMIALGIA.
A Fibromialgia é uma Síndrome dolorosa crônica e não-inflamatória, de incidência elevada, de etiologia desconhecida, com uma complexidade de fatores associados, como estresse, personalidade perfeccionista, fatores socioeconômicos. Tem maior prevalência entre mulheres de 30-50 anos de idade, e caracteriza-se por dor difusa, trigger points, fadiga, rigidez matinal, distúrbios do sono e variações de humor. O diagnóstico é sintomático e feito através de uma anamnese completa e exclusão de outras patologias. O tratamento é realizado com medicamentos, fisioterapia, psicólogos e mudanças no hábito de vida.


Quadro Clínico




O principal sintoma da Fibromialgia é dor difusa, isto é, por todo o corpo, migratória, com 11 de 18 pontos-gatilhos ativados. Tal dor (acúmulo de tensão em diferentes partes do corpo) é causada por uma diminuição no limiar para dor. Dados mostram que 90% dos pacientes se queixam de fadiga, sendo que 25% estão deprimidos.

A localização mais comum da dor são coluna vertebral, cinturas escapular e pélvica, parede anterior do tórax (o que pode levar ao paciente a procurar um cardiologista).

Em 80% dos casos a dor se acompanha de distúrbios do sono e fadiga. Rigidez matinal sensação subjetiva de edema, parestesias, fenômeno de Raynauld, tonturas e palpitações ocorrem em 58 a 80% dos casos.Outras afecções como enxaqueca, síndrome do cólon irritável, síndrome uretral feminina, tensão pré-menstrual, ocorrem em 30-60% dos pacientes. Sabe-se que portadores de fibromialgia têm menos serotonina, o que faz com que os impulsos aferentes e eferentes cerebrais sejam inadequadamente interpretados na dor.


TRATAMENTO FISIOTERÁPICO

O tratamento é sempre proposto após realização de avaliação cuidadosa e procura-se preservar a globalidade. Os objetivos do tratamento são:
·         Eliminação da dor
·         Restauração da amplitude de movimento e da flexibilidade
·         Melhorar a qualidade de vida
·         Promover trabalho educativo – é importante educar o paciente de forma que ele possa  prevenir ou lidar com as possíveis crises e também bloquear os fatores perpetuantes ou precipitantes.

Tratamento geral

A fibromialgia constitui uma síndrome ainda não totalmente entendida, e, portanto, seu tratamento permanece empírico. 
A terapia atual consiste em mudanças de hábitos de vida, incluindo a prática de exercícios físicos, em especial os aeróbicos, que têm mostrado resultados promissores, com melhora de qualidade de sono e aptidão cardiovascular, diminuição da intensidade das dores e melhorando o convívio social e com a família. 
Dentre os inúmeras drogas testadas a que vem se mostrando mais eficaz é a amitriptilina e a ciclobenzaprina (tricíclicos antidepressivos), os quais são os mais indicados, por conseguirem modular a concentração daqueles neuro-hormônios (serotonina e noradrenalina), além de provocar uma melhora da qualidade de sono, através de um melhor relaxamento muscular. Outros medicamentos como hipnóticos ansiolíticos e outros antidepressivos podem ser utilizados como coadjuvantes ou quando os tricíclicos são contra-indicados.

Pacientes com Fibromialgia podem ser altamente beneficiados com a Terapia Manual, visto que é de fácil aplicação e livre de efeitos colaterais, desde que aplicada corretamente. Sua utilização concomitante com os demais recursos éde grande valia para o alívio dos sintomas apresentados pelos pacientes, além de poderem ser realizadas pelo próprio doente em casa. Vale lembrar da extrema importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento dos pacientes fibromiálgicos.
Fonte:

Blog Dra. Verônica : http://draveronicaripardo.blogspot.com/

Fisioterapia Geral/Drenagem linfática/RPG 
 
ATENDIMENTO DOMICILIAR   7166-9584 / 8672-5403.
E-mail: dra.veronicarmachado@gmail.com

3 comentários:

  1. A fibromialgia é uma luta diaria

    ResponderExcluir
  2. éum mal que nao se conhece a origem porem os fibromialgicos sabem claramente as duras penas o trajeto q tem percorrer ,dor,imcompreensao,julgamento,descaso,é pior de tudo perdemos a liberdade de viver.

    ResponderExcluir
  3. A diferença entre um doente condenado a morte e um doente de fibromialgia, é que o doente terminal sabe que logo o sofrimento vai acabar, já o doente com fibromialgia terá que suportar esta dor horrível pela vida toda. Uma dor que escraviza, paralisa, prende, afasta, enfim, passamos a viver como zumbis.

    ResponderExcluir