quinta-feira, 1 de julho de 2010

Boa alimentação

Alimentação e Nutrição
Todos falam em boa alimentação, todos sabem que gorduras, frituras, açúcar, não são nada legal. Isso tudo engorda e é prejudicial ao organismo. O que mais se ouve pelas academias é: Comecei a pegar pesado no treino e percebi que engordei, mais por quê?
Bom, vamos lá. A velha questão.
Em que tipo de treino você começou a pegar pesado? Musculação ou Aeróbico?
Quando a resposta é musculação pode acontecer o seguinte:
Quando começamos o treino de musculação, acontece um pequeno acumulo de líquido nos músculos, por isso a impressão que você está engordando, outro pressuposto é que você está trocando gordura por músculos que são mais pesados, por isso, a diferença na balança. Mais calma, isso logo passa.
Agora, quando a resposta é aeróbico… uhnnn, vamos ver como está a alimentação.
Você se alimenta com qualidade e com intervalos máximos de 4 horas?
Coisa mais difícil do mundo é ouvir sim nesta situação.
Mesmo para quem quer ganhar massa muscular, a alimentação é a base de tudo. Digamos que para alcançar seus objetivos com o corpo, 80% depende do que você consome.
Entendendo melhor, imagine seu corpo como uma máquina inteligente. Ele se acostuma, se condiciona a todos os estímulos direcionados a ele.
Já ouvi muitas pessoas falarem, agora eu emagreço, fechei a boca de vez. Só estou comendo uma saladinha e um suco de laranja e no jantar, uma sopa ou aquele shake que vi na TV. Ai pergunto, e o café da manhã? Ahh, não sinto fome de manhã.


Alimentação e NutriçãoLogo, seu corpo, como a máquina inteligente que é, se condiona a isso, então começa a trabalhar lentamente. Sabendo que o próximo combustível vai demorar para chegar, ele começa a acumular fonte de energia, no caso, gordura. Nos primórdios, quando tínhamos que caçar nossa comida, essa foi nossa garantia de sobrevivência durante milhares de anos, quando não dava para prever se haveria alimento. Porém, os tempos mudaram, mais nosso organismo continua atuando da mesma forma, a única diferença é que hoje, temos comida em abundância, por isso hoje temos muitos obesos.
A vida moderna não dá condições nenhuma pra que o indivíduo se alimente corretamente, as pessoas ficam muito tempo sem se alimentar e quando vai comer, come em grandes quantidades e a qualidade fica um pouco de escanteio. Nesta situação, precisamos nos alimentar mais vezes durante o dia, no mínimo 4 refeições diárias geralmente com intervalos de 4 horas, 3 horas e até 2 horas. Lógico, em pequenas quantidades e com qualidade, podendo ser frutas, frutas secas, barras de cereal, bolachas (integrais), um lanche com peito de peru e queijo branco ou um suco. Isso fará com que seu metabolismo comece a trabalhar mais acelerado, não permitindo o estoque de energia.
O ideal para quem trabalha o dia inteiro fora é levar lanchinhos de casa mesmo, além de mais econômico, você consegue organizar com antecedência toda sua alimentação do dia, e não tem jeito viu, tem que pensar, se organizar e ser pontual com sua alimentação. No começo tudo é difícil, mais seu corpo logo se acostuma daí, ele mesmo vai te avisar que é hora do próximo lanche.
Outra coisa seja radical, corte os doces, inclusive os chocolatinhos. Pelo menos no início, até que seu corpo se adapte. Depois você pode comer 30g por dia para saciar a vontade. Seja forte!
Para quem quer ganho de massa, também tem que comer no mínimo 4 refeições diárias, só que a quantidade não é pequena não, porém a qualidade deve ser mantida.
Músculos sim, gordura não.
Este é um assunto que vai muito além, e com certeza será ressaltado muitas vezes, porém esta é a base. É comendo que se emagrece.
Fonte: corpo em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário