segunda-feira, 5 de julho de 2010

Açaí - consuma sem culpa!

Açaí  consuma sem culpa

O açaí é uma fruta que dá em cacho na palmeira, conhecida como açaizeiro. É um fruto muito nutritivo, nativo das várzeas da região Amazônica. Atualmente, seu maior produtor é o estado do Pará.


Antes de ser consumido, o açaí passa por um processo artesanal onde é despolpado ou mesmo amassado manualmente para que a polpa se solte.

Tradicionalmente, ele é consumido gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Mas ele pode ser consumido de diversas maneiras como sucos, sorvetes, doces, geléias. Uma forma muito consumida em diversas regiões do Brasil é o famoso açaí na tigela.

O açaí na tigela é feito com a polpa da fruta gelada, e ainda pode contar com outros ingredientes como por exemplo granola, frutas, mel, xarope de guaraná.

Apesar de ser bastante calórico, 100g de polpa de açaí pode fornecer de 127kcal (a polpa congelada pura) até 250kcal (quando a polpa é batida com xarope de guaraná e congelada), ele é um alimento muito saudável, pois contém cálcio, fibras, potássio, antioxidantes e principalmente, é fonte de gorduras mono e poliinsaturadas que auxiliam na redução do colesterol e previnem contra doenças cardiovasculares.

Mas o que torna esse alimento ainda mais calórico são os outros ingredientes utilizados no açaí na tigela, por exemplo, 1 porção pequena de açaí na tigela com 100g de polpa, 1 banana nanica, 3 colheres de sopa de granola e 1 colher de sobremesa de mel, pode fornecer até 520kcal.

Apesar das calorias, vale a pena saborear de vez em quando em função dos nutrientes que fornece. Cuidado apenas com o excesso dos ingredientes adicionados.
Por: Camila Rebouças de Castro
                            Nutricionista - CRN-3 14.112

fonte: site cyber diet

Nenhum comentário:

Postar um comentário