domingo, 19 de setembro de 2010

ARTROSE

ARTROSE 




A artrose é uma doença reumática que degenera os tecidos e a cartilagem presente nas articulações provocando dor, deformação articular e limitação de movimentos. Também chamada de osteoartrose, ocorre principalmente nas articulações do joelho, coluna, quadril, mãos e dedos, também pode influenciar no aparecimento do bico de papagaio.
Acredita-se que a artrose pode ocorrer através da hereditariedade, de anomalias nas células, de alterações metabólicas, traumatismos e fatores mecânicos. A doença é detectada através de radiografias. Pode ser assintomática (sem sintomas), mas normalmente apresenta sinais como dor, dificuldade em movimentar o local, rigidez do local, ruídos nas articulações, inchaço e falta de firmeza. 
A artrose se manifesta principalmente em indivíduos a partir dos 30 anos de idade. Em mulheres, a artrose ocorre de forma mais grave e com maior freqüência. Normalmente a artrose ocorre próxima às unhas, no polegar e nos pés (joanete). 

As articulações que sofrem com a doença devem ser mantidas aquecidas, pois no frio a tendência é que a dor seja mais forte e mais freqüente. Ao fazer caminhadas é importante parar para descansar se porventura houver a sensação de dor.

Informações sobre as articulações mais freqüentemente afetadas pela artrose

Mãos - Artrose nas mãos parece ter algumas características hereditárias. Se a sua mãe ou avó teve artrose nas mãos, você sofre um risco maior de ter também. Mulheres têm maior probabilidade de desenvolver artrose nas mãos, sendo que a maioria dos casos acontece depois da menopausa. Quando a artrose desenvolve-se nas mãos, pequenas saliências ósseas podem aparecer nas extremidades das articulações dos dedos (aquelas perto das unhas). Saliências ósseas similares podem aparecer nas articulações médias dos dedos. Os dedos podem ficar inchados, doloridos, duros e entorpecidos. A base da articulação do polegar também é comumente afetada pela artrose.

Joelhos - As articulações dos joelhos estão entre as mais comumente afetadas pela artrose. Sintomas de artrose no joelho incluem rigidez, inchaço e dor, que tornam difícil andar, subir escada, sentar e levantar de cadeiras e banheiras. Artrose nos joelhos pode ser desabilitante.



Quadril - Outro local comum de artrose é o quadril. Assim como a artrose nos joelhos, os sintomas da no quadril incluem dor e rigidez na própria articulação. Porém, em algum casos, a dor é sentida nas nádegas, virilha, coxas e até nos joelhos. Artrose no quadril pode limitar a movimentação, tornando atividades cotidianas, como vestir-se e colocar um sapato, um desafio.

Coluna vertebral- Artrose na coluna pode aparecer como rigidez e dor no pescoço ou região lombar. Em alguns casos, alterações na coluna relacionadas à artrose podem causar pressão nos nervos , resultando em fraqueza ou entorpecimento dos braços ou pernas.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Esta doença tem cura?
Qual a finalidade do tratamento?
Como a fisioterapia pode me ajudar?
O tratamento é esta receita somente ou devo repetí-la?
Há interferência com outros remédios que estou usando?
Quais os efeitos colaterias? Devo fazer exames de controle?
Existem problemas com obesidade e dieta?
Qual a importância de exercícios e repouso?
Que cuidados devo ter com meus hábitos diários, profissionais e de lazer? 
Tratamento

A terapia para Artrose inclui tanto tratamentos farmacológicos, como não medicamentosos, que visam não somente aliviar a dor, mas sobretudo preservar a função daquela articulação acometida. Analgésicos simples , drogas anti-inflamatórias,  podem ser utilizados sempre que necessários.
 Terapias não farmacológicas incluem a educação paciente, buscando uma melhor compreensão da doença em si. Exercícios de amplitude articular, alongamentos e reforço muscular posteriormente, são fundamentais dentro da visão preventiva da sintomatologia dolorosa. Pesquisas mostram que exercício físico é uma das melhores formas de tratamento para artrose. Exercícios físicos podem melhorar o humor, diminuir a dor, melhorar a flexibilidade, fortalecer o coração e melhora a circulação sanguínea, controlar o peso, e melhorar o estado de condicionamento físico geral. Exercício físico também não é caro e, feito de forma correta, tem poucos efeitos colaterais. A quantidade e o tipo de exercício prescrito pelo fisioterapeuta dependerá de quais articulações apresentam artrose, o quanto estáveis elas estão, e se já foi feito alguma substituição de articulações. 
Caminhada, natação, alogamentos e hidroterapia são alguns tipos populares de exercícios físicos para pessoas com artrose. 
O fisioterapeuta vai recomendar tipos específicos de exercícios para a situação particular de cada paciente.
Procedimentos fisioterápicos (compressas, quentes , frias, eletroterapia, etc.) no alívio do processo inflamatório e analgesia são importantes na fase aguda. A cirurgia pode ser indicada nos casos de colocação de próteses de substituição, correção de defeitos incapacitantes, ou mesmo para dores refratárias, mas sempre buscando a melhoria da função do paciente.
 A redução de peso é extremamente necessária quando existe acometimento das articulações de carga (coxofemurais, joelhos e tornozelos).

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO, CUIDE-SE!!!
 
 
 
Dra  Verônica Machado
( Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Cidade. - Especialização : Aprimoramento profissional de Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular- RPG/RPM . Integrante da equipe de fisioterapia da FIOCRUZ. -Fisioterapeuta da Clínica Paulo Montes e Fisioclim.)
 
contatos:  dra.veronicarmachado@gmail.com

6 comentários:

  1. O melhor mesmo é ficar sempre de olho em qualquer dor que apareça e procurar sempre um especialista.
    Minha mãe tem artrose nas mãos, ela sofria com muitas dores, mas agora faz tratamentos.
    Excelente post,

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci algumas senhoras com artrose, é muito dolorido. Elas tinham dificuldades para andar. Nas extremidades chega a causar deformidades. Ou seja, mesmo sendo hereditario, nunca sabemos o que encontraremos pela frente. O ideal é tentar uma vida mais saudavel.

    ResponderExcluir
  3. bah minha vo sofria com esta doença
    medicos dizem mesmo ser hereditario
    pelo menos era o q o medico dizia
    eu to de zoio bem aberto

    otimo alerta guria
    bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Bah eu tenho artrose lombar degenerativo, acredito que foi por causa dos desgastes físicos, quando jogava. Tenho dificuldade de sentar, vestir e calçar e montar uma moto, por conta da abertura das pernas. Produo sempre o método p/ contornar a situação. Mas acredito q só Deus.

    ResponderExcluir
  5. depois de ler tudo este texto , nao fiquei la muito contente, pois ja ha alguns anos k tenho bicos de papagaio nos calcanhares, ultimamente tenho tido mts dores no meio dos pés por baixo , o medico diz k tenho os musculos a encolher, ja uso palmilhas mas puco ajuda , a noite kd tiro as palmilhas tenho tantas dores k nem sei como ter os pés , nem na cama a dor passa, no ultimo mes tenho tido dores na zona dos rins , dentro da anca nos juelhos , e nas maos é dificil penterar-me , passar agua no rosto, rodar o volante do carro , até abrir uma garafa de agua , por vezes nao consigo. gostava de estar enganada , mas ao ler tudo o k li , :( tenho sintomas de artroses.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 57 anos e me apareceu hoje um carocinho na articulação central do dedo indicador da mão direita e tenho constantemente uma dor que se manifesta ocasionalmente e é como se estivesse sendo enfiado uma agulha e subindo do centro do dedo polegar dessa mesma mão, em direção ao pulso. Isso é Artrose?

    ResponderExcluir