quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VIDEO GAME RECUPERA VISÃO DE MENINO BRITÂNICO


Um jovem britânico superou o que é chamado de  “síndrome do olho preguiçoso” , ou seja,  graças a uma receita médica de Mario Kart DS, restaurando seu olho direito em “quase cegueira” para uma melhoria de 250%.

Aos 4 anos, Ben Michaels foi diagnosticado com ambliopia em seu olho direito, o que resulta em um declínio constante na visão neste olho. Se não tratado, ele teria ficado completamente cego. Seu médico, porém, disse à Ben para jogar Mario Kart DS com um tapa-olho, para treinar o seu olho preguiçoso para trabalhar mais e assim melhorar.

A melhor parte é que a terapia diz que se deve jogar videogames por duas horas por dia. Desculpa mãe, ordens do médico! Não parece que o sucesso da terapia era dependente de Mario Kart DS ou qualquer jogo específico ou console. Talvez foi mencionado aqui porque era o favorito de Ben.

“Jogos de videogame é algo que as crianças podem se relacionar. Ele nos permite oferecer um tratamento mais rápido”, disse o médico. “O que não sabemos é se a melhora é apenas por causa do melhor cumprimento da legislação, ou seja, a criança fica com o tapa-olho, ou se há uma melhora fisiológica graças à aprendizagem visual perceptual.”

De qualquer forma, parece ter funcionado.

Agora uma informação curiosa que provavelmente você não sabia: a ambliopia é uma disfunção afeta 2% a 3% da população no Brasil. Quem possui esse problema, não pode assistir filmes (ou games) em 3D, pois os olhos não conseguem captar a tecnologia 3D. 

O ator Johnny Depp sofre dessa disfunção e não pode ver o seu filme Alice no País da Maravilhas em 3D.


Qual pai ou mãe não fica preocupado com a quantidade de horas que os filhos passam na frente da telinha jogando videogame. Muito tempo mesmo só em frente à TV tira a oportunidade da criança se socializar, além de praticar outras atividades físicas que fazem diferença para a saúde dos pequenos. Mas, e quando o videogame passa de uma simples brincadeira para um tratamento de saúde?

Foi o que aconteceu com o britânico Ben Michaels, 6 anos, que quase perdeu a visão do olho direito por causa de um problema chamado ambliopia – diminuição da visão sem lesão estrutural aparente –, diagnosticado quando ele tinha 4 anos. Sua visão foi reduzida gradualmente em um olho e, sem tratamento, a perda de visão poderia ser permanente. Quando sua mãe, Maxine, de 36 anos, o levou para consulta com o médico Ken Nischal, do Great Ormond Street Children's Hospital, foi dito que a base para o tratamento de Ben seria jogar videogames.

O garoto gasta duas horas por dia jogando Mario Kart no Nintendo DS com seu irmão gêmeo Jake e usa um tapa-olho no olho esquerdo, que não possui nenhum problema, para fazer seu olho “preguiçoso” trabalhar mais. Ken Nischal disse ao Daily Mail que a terapia ajuda as crianças com visão fraca porque os jogos de computador incentivam o movimento repetitivo dos olhos, treinando o olho a focalizar corretamente. De acordo com o especialista, como jogando a criança fica com a atenção no que está fazendo, o tratamento dessa maneira se torna muito mais eficaz e rápido. Segundo Maxine, de "quase cego", a visão do filho melhorou em torno de 250% somente na primeira semana.

O que diz especialista brasileiro
 
Para Paulo Grupenmacher, professor de Oftalmologia da PUC – Paraná, a criança “tem que ser estimulada por algo que atraia a sua atenção, por isso que é importante alguma brincadeira, como o videogame”. O tratamento, segundo o especialista, é utilizado no mundo todo e serve para estimular a visão. Como o olho se desenvolve até aproximadamente os 8 anos, a criança precisa receber estímulo e tratar a ambliopia antes dessa idade. “É como se fosse uma fisioterapia, só que de exercício visual", diz. Mas o acompanhamento com o médico é fundamental. O oftalmologista reforça: “o videogame não cura, mas exercita”. 

fonte:  http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI150065-17729,00.html
          http://www.metro.co.uk/news/832577-boy-saved-from-blindness-by-mario-kart-on-nintendo-ds

4 comentários:

  1. belo blog!
    que O SENHOR te abençoe muito!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olha, se eu já jogava play Station, agora é a vez de ensinar as minhas meninas.
    ahahaha
    abçs
    e vou indicar

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito legal, pq se ouve falar tão mal deste brinquedo que é 1 preferência mundial, não só das crianças, diga-se. Palmas então para o vídeogame.

    ResponderExcluir