segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Experiência 3D não é para todos!

A experiência 3D não é para todos

 

Enquanto grande parte do mundo exalta o fenômeno 3D no cinema e até na TV, uma parcela da população deve esperar muita dor de cabeça pela frente. 

Médicos alertam que nem todos são capazes de vivenciar a tal "experiência tridimensional" sem sentir enjoo. O motivo é uma incapacidade que certas pessoas têm em ajustar seus olhos à sobreposição de imagens.
O desconforto pode ser causado por uma condição que prejudique a visão estereoscópica, ou seja, a percepção normal de profundidade binocular. Entre os problemas que podem provocar essa dificuldade estão o estrabismo e a ambliopia, popularmente conhecida como "olho preguiçoso". 

Ambos inibem a capacidade de focar as imagens, tornando custosa a visualização em três dimensões.

O esforço pode ser ainda mais intenso quando se é aplicada a ilusão em 3D, que exige movimentos artificiais do globo ocular. Quando assistimos a filmes com a nova tecnologia, nosso olhos buscam a chamada "acomodação visual" movendo-se em direção ao nariz, com o objetivo de focar os objetos. 

Mas no cinema, a imagem acaba sendo focada em frente à tela, e não na tela propriamente dita, causando confusão no cérebro - e conseqüente fadiga visual, náusea e enxaqueca.

Em reportagem do jornal britânico Daily Telegraph, o optometrista James Sutton, da companhia de saúde ocular Butterflies Healthcare, explica: "O problema é que o 3D oferece uma situação completamente artificial. Ele força o olho a trabalhar de foma extremamente árdua. Para muitas pessoas, sobretudo crianças, causa fadiga visual, dores de cabeça e tontura", afirma. 
 
Fonte:  http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/experiencia-3d-nao-todos

Um comentário:

  1. Eu já tinha lido sobre o assunto na revista Galileu onde tomei conhecimento desse problema, antes pra mim totalmente desconhecido. Na mesma matéria fiquei sabendo que o ator Johnny Depp sofre do mesmo mal, o que no caso dele é, além de tudo, uma ironia.
    Essas coisas deixam de ser distantes qdo passamos a conhecer o assunto, e na verdade até se descobre q são bem mais comuns do que imaginamos. Pior qdo se tem um filho, ou parente c o mal.

    ResponderExcluir