sábado, 21 de agosto de 2010

Como é feito o teste de acuidade visual em concursos militares

O teste de Acuidade Visual, mais conhecido como “exame de vista”  é um dos exames médicos comuns em provas e concursos militares.
Os candidatos que usam correção, como óculos e lentes, são os que mais se preocupam com esse teste, e a falta de informação causa muita confusão.
Acuidade Visual é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar.
Vamos conhecer como se dá esse teste, saber como interpretar seu resultado e como fazer um teste online.

Como é realizado o exame

Este exame é comumente realizado no consultório médico, mas pode ser feito em qualquer lugar. A pessoa deve ficar atrás de uma linha imaginária distante 6 m da tabela de teste, e retirar os óculos ou lentes de contato.
Os olhos são mantidos abertos, cobrindo-se um dos olhos com a palma da mão, ou um pedaço de papel enquanto a pessoa lê a menor linha de letras que ela possa ler da tabela, em voz alta. Se o paciente não estiver seguro quanto às letras, ele poderá adivinhar.
O procedimento deve ser repetido com o outro olho e posteriormente usando os óculos ou as lentes de contato. Pode ser feito também em um aparelho especial, uma espécie de caixa para o qual olhamos e ela projeta as letras.

As “letrinhas”: Tabela de Snellen

O sistema padrão universal para avaliar a visão é Tabela de Snellen. Este teste, que a maioria de nós conhecemos, consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.
representa a acuidade visual.
A acuidade é marcada com dois números (por exemplo, “20/40″). O primeiro número representa a distância de teste em pés entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler. Por convenção, a visão é medida na distância de 20 pés (6 metros). Por isso na primeira parte da fração (numerador) temos o número 20. Nesse exemplo “20/40″ seria porque as letras da fileira “40″ são suficientemente grandes para que um olho normal veja na distância de 40 pés (12 metros).

Entendendo o edital

Vamos aplicar esses conhecimentos para interpretar o que diz os editais das provas.
Exemplo 1) Se por exemplo no edital vier escrito assim: “Acuidade visual: serão aceitos, 20/20 em ambos os olhos e até 20/20 em um olho e 20/40 no outro.”
Esse é fácil. Durante o exame, o candidato deverá enxergar, com cada olho, até a linha 20/20 da Tabela de Snellen. Ou então, um pode enxergar até a linha 20/40, desde que o outro olho enxergue a linha 20/20.
Exemplo 2) Vamos complicar mais um pouco. E se o edital falar assim: “Condições incapacitantes: Acuidade visual sem correção óptica e sem tolerância abaixo de 0,5 em cada olho. Será, contudo, tolerada a baixa visão em um dos olhos até 0,3 sem correção quando o outro tiver a 0,7 sem correção.”
Repare que agora ele não fala em “frações”, mas em decimais. O que não é um problema, basta efetuar as divisões das frações. Ele diz que, sem correção (óculos ou lentes), o candidato deverá enxergar até a linha 20/40. Lembre-se que 20 dividido por 40 = 0,5. Mas será tolerado que o candidato enxergue com um dos olhos até a linha 20/70 desde que o outro olho enxergue até a linha 20/30.
Exemplo 3) O edital da Polícia Militar do RJ fala assim: “Exame oftalmológico: acuidade visual em qualquer um dos olhos sem correção inferior a 4/10. Uma vez corrigida
a acuidade visual deve assegurar visão igual a 1 (um) em um olho e pelo menos 8/10 no outro”
.
O candidato só terá dificuldade para interpretar essa sentença se tiver dificuldades com matemática, mais especificamente com números fracionados. Sabemos que 4/10 = 0,4. Significa que o candidato, sem óculos ou lente, deve enxergar até a linha 20/50 da Tabela de Snellen. Já com óculos ou lentes, deverá enxergar até a linha 20/20 com um olho e até a linha 20/25 com o outro.

Referências

http://www.vejam.com.br/baixavisao-acuidade-visual/


2 comentários:

  1. Luciana, bom dia!
    Gostaria de saber se com os seguintes dados de minha visão eu seria reprovado no teste de polícia:
    Olho Direito - esférico 2,00 / cilindro 1,25 / eixo 95°
    Olho Esquerdo - esférico 2,00 / cilindro 1,75 / eixo 70°
    Grato pela atenção,
    Marco

    ResponderExcluir
  2. quem teve uma lesão irreversivel na macula pode ser considerado uma pessoa com visão monocular???
    vagnerpaz@hotmail.com

    ResponderExcluir